Porto do Recife aposta em parcerias privadas
O ancoradouro quer ampliar a sua posição comercial, focada em negócios, para ter boa movimentação durante o ano todo
O Porto do Recife deverá ter um posicionamento mais comercial, focado na busca por parcerias com a iniciativa privada em 2021. Projetos para ocupação do território do ancoradouro para dar movimentação em períodos de baixa temporada, reestruturação administrativa e melhoria do receptivo aos turistas estão entre as prioridades para o equipamento, que busca ter maior protagonismo no turismo e na logística do Estado.
Segundo o presidente do Porto do Recife, Marconi Muzzio, o novo posicionamento para o equipamento tem o objetivo de atrair parceiros, tornando o Porto um terminal de referência, com uma forte presença comercial. "Estamos passando por uma reestruturação administrativa, onde vamos dar posicionamento em negócios. Hoje nós contamos com um novo coordenador de negócios, que será também para a área de projetos portuários. Vamos dar uma cara mais comercial, reestruturando para atrair novos negócios, temos área para armazenamento, para mais operadores dentro do porto”, declarou Muzzio.
O presidente do Porto conta que a parceria com a iniciativa privada visa buscar mais expertise para o equipamento, principalmente com a futura volta dos turistas ao terminal. “A nossa intenção, com a vacinação, é deixar tudo desenhado para o início da próxima temporada de cruzeiros. Queremos profissionalizar o receptivo no terminal de pessoas para entregar essa exploração à empresa privada, que pode ser por arrendamento. Com sua expertise, o parceiro pode fazer algo mais apropriado. O Porto continua com a arrecadação das taxas portuárias e seria feita uma licitação, para que a empresa opere, mesmo que temporariamente”, explicou.
Marconi lembrou que existe também a intenção de implantar um empreendimento comercial para dar movimento ao equipamento nos períodos de baixa temporada. “Uma das ideias é a entrega para uma empresa privada explorar durante o ano inteiro. Ainda estamos pensando nisso. No período de alta, o aluguel seria maior, e na baixa um valor menor. Além de gerar receita, daria vida a essa área do Porto. O terminal só é aberto em determinado período, mas queremos um modelo que tenha utilidade durante o ano todo, como uma galeria, um centro de compras”, contou Muzzio.
Cargas
A expectativa da direção do Porto do Recife para este ano é positiva, motivada pelo bom início da movimentação de cargas em 2021. O mês de janeiro registrou um crescimento de 69,04% , comparado com o mesmo período do ano passado. O terminal esperava movimentar cerca de 82 mil toneladas de produtos, mas registrou a movimentação de 166 mil toneladas. Em janeiro de 2020, foram 98 mil toneladas movimentadas.
“Esse é um bom sinal para enxergar a retomada da economia no enfrentamento da pandemia. Isso diz respeito à retomada de alguns setores. Temos expectativa de crescimento”, disse Marconi Muzzio.