Ação Inverno

Prefeitura do Recife investirá R$ 96,6 milhões em conjunto de ações de proteção contra chuvas

Ação prevê contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco

Rodolfo Loepert/ PCR Imagem

Neste ano, a Ação Inverno no Recife contará com investimento de R$ 96,6 milhões, incluindo contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (18), na sede da Prefeitura da Cidade, região Central do município. Os trabalhos começaram em janeiro deste ano, com a limpeza dos canais e envolve mais de 3 mil servidores de diversas secretarias e órgãos municipais. 

De acordo com a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas, a cidade apresenta algumas características naturais que dificultam o escoamento da água da chuva. "Como baixas cotas em relação do nível do mar, a interferência direta com a variação da maré e o lençol freático é aflorante no período de chuvas. Além disso, tem ainda o crescimento histórico desordenado", disse. 

A Ação Inverno prevê a colocação de 3,2 milhões de metros quadrados de lonas plásticas, 14 mil ações de porta a porta para conscientização da população e 50 mil vistorias em pontos de risco durante todo o ano. Já está em andamento a limpeza de 99 canais que cortam a cidade, bem como mais de 30 obras de contenção de encostas e a recuperação da drenagem de várias ruas. 

O prefeito João Campos ressaltou que 67% do território do Recife está em área de morro. "Então, as principais prioridades na área de contenção de encostas é nesta área e a macro e micro drenagem que são canais, galerias e canaletas são feitas naqueles pontos que apresentam maior nível de obstrução, onde tem alagamentos recorrentes", comentou o gestor. 

Estão em andamento as obras da Estrada das Ubaias, em Casa Forte; na rua Senador Tomaz Lobo, na Estância, e na Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, totalizando 5,5 milhões. 

Mais informações em instantes