Exposição 'Impressão Corporal' chega ao virtual com corpos em telas
Com incentivo da Lei Aldir Blanc, a exposição traz seis telas que misturam elementos visíveis ao olhar com formas subjetivas
Fugir da dualidade entre o concreto e o abstrato era um dos objetivos do artista pernambucano França Bonzaion para a sua terceira exposição da carreira. A mostra “Impressão Corporal” estreia hoje, em ambiente virtual, após o artista ter apresentado “Criaturas de Muzak e Meditação: Narrativas do Inconsciente”, no Festival de Inverno de Garanhuns 2019.
Com incentivo da Lei Aldir Blanc, a exposição traz seis telas que misturam elementos visíveis ao olhar com formas subjetivas. É a primeira coleção completamente imersa no abstrato. Para chegar ao estado de finalização delas, ele imprimiu várias partes do corpo, como antebraços, mãos, pés, joelhos, costas e panturrilhas, e começou a trabalhar outras técnicas em cima dessas impressões, principalmente, com palitos e pincéis.
O resultado pode ser visto em obras com movimentos fortes, com traços que permeiam do corpo a elementos da natureza. “Eu estava querendo fazer uma coisa com corpo e fugir das ferramentas tradicionais. Então, comecei a imprimir partes do corpo. E imprimia forrando um tecido sobre o chão e impressionar mesmo. Pintava o membro do corpo com pincel e ia ‘impressionando’. Aí, depois de seco, voltava com pincéis para criar texturas que já tinham sido impressas”, explica França.
Nas obras, a anatomia humana se complementa com a natureza, com elementos que remetem a corais, florestas e outras formas buscadas na biodiversidade. Isso se deve a uma visão adquirida nos estudos em agronomia, apesar de não exercer a profissão. França conta que estudar profundamente a natureza passou a entender suas riquezas e profundidades.
O público poderá conferir a exposição virtual a partir do Instagram dele (@francabonzaion). Durante o mês de março, a mostra poderá ser conferida fisicamente no Espaço CEÇA.
SERVIÇO
Exposição “Impressão Corporal”, por França Bonzaion
Abertura virtual: Hoje, a partir das 16h
Site disponível no perfil do Instagram @francabonzaion
Gratuito