Literatura

Escritora Carolina de Jesus ganha título de doutora Honoris Causa pela UFRJ

A escritora teve uma das obras mais vendidas de todos os tempos e foi uma das peças importantes na luta antirracista brasileira

Carolina de Jesus - Foto: Adáulio Dantas/Acervo

Autora de um dos livros brasileiros mais vendidos e pesquisados de todos os tempos, a escritora Carolina de Jesus recebeu o título de doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A homenagem póstuma foi concedida nesta quinta-feira (25), em uma reunião do Conselho Universitário (Consuni) da instituição fluminense. Esse título é agraciado a personalidades que se destacam por seu trabalho, sua virtude e impactos significativos na sociedade.

A escritora foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, da Folha da Noite, quando foi apurar uma reportagem na Favela do Canindé, em São Paulo, em 1958. Lá, o repórter acabou descobrindo Carolina e sua capacidade ímpar em descrever seu cotidiano através de diários. O fato se transformou na reportagem “O drama da favelada escrito por uma favelada”, publicada no mesmo periódico, em 1958.  Pessoas chegaram a duvidar da capacidade de escrita daquela favelada na época.

Dois anos depois, esses escritos foram publicados no livro “Quarto de Despejo”, lançado pela editora Francisco Alves, em 1960, com 1.5 mil convidados na noite de estreia. Rapidamente, a obra virou um best-seller, vendendo milhares de exemplares e sendo traduzida em vários idiomas. Carolina chegou a bater a marca de 1 milhão de cópias vendidas, antes mesmo de escritores como Jorge Amado. 

Da pobreza ao “estrelato”, Jesus passou a frequentar espaços intelectuais e a ser cortejada por outros escritores, mas, de fato, seu reconhecimento tem sido dado da devida forma nos últimos anos. Como aponta o portal de publicações acadêmicas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em que mostra que 58 teses e dissertações sobre a autora foram defendidas nos últimos anos.

“Com muito júbilo, tenho a satisfação de ser a reitora neste momento histórico da concessão deste título. Ter o meu nome associado ao de Carolina de Jesus de forma indelével é uma grande honra”, disse a reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho. Agora, a escritora possui, por direito, os mesmos acessos e honrarias que um doutor ou doutora possui após a conclusão da trajetória acadêmia.