Futebol

Amistoso entre o sub-20 do Santa Cruz contra o sub-18 do Brasil é cancelado

Clube pernambucano não realizou o tipo de teste exigido pela CBF para a Covid-19

Jogo contra a base do Brasil foi cancelado - Divulgação

O amistoso entre o time sub-18 da Seleção Brasileira e o sub-20 do Santa Cruz, programado para acontecer nesta terça-feira (2), às 16h, no Centro de Treinamento do Retrô, foi cancelado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).  O duelo foi vetado após o clube pernambucano não apresentar os exames RT-PCR da Covid-19, exigidos para a realização do duelo - a Cobra Coral fez apenas o teste rápido para identificar a doença. 

Em nota, o Santa se posicionou sobre o caso.

O jogo, a priori marcado para as 16h no CT do Retrô, em Camaragibe, não foi possível ser realizado por um veto do Departamento Médico da CBF. A entidade não aceitou os testes da COVID-19 do tipo rápido de antígeno, realizados pelo Santa Cruz entre os dias 24 de fevereiro e 1 de março com os atletas, que atendem ao protocolo estadual da Federação Pernambucana de Futebol, utilizado pelo futebol profissional no Campeonato Pernambucano.
 
O Santa Cruz tem ciência dos pré-requisitos exigidos pela CBF em suas competições de organização, onde o exame RT-PCR é o padrão e que há um processo logístico de contatos com laboratórios autorizados pela entidade. No entanto, o clube coral não recebeu uma sinalização desses procedimentos laboratoriais para o jogo amistoso das categorias de base, e só foi notificado do cancelamento a menos de duas horas do horário marcado para a realização da partida. Logo, tempo inviável para a realização dos exames exigidos pela CBF, apesar dos exames enviados de forma antecipada para a entidade.
 
As duas instituições mantêm o interesse na realização da partida em um novo ciclo futuro da CBF em preparação para jogos no Nordeste.