BBB 21

Gilberto: "À Procura da Felicidade" o motivou a cursar Economia

Longa estrelado por Will Smith consiste numa história de superação de adversidades

Gilberto é doutorando em Economia - Foto: Reprodução/Globoplay

Gilberto Nogueira já contou alguns detalhes da sua vida no decorrer do Big Brother Brasil 21. Na festa que teve início nessa quarta-feira (3), o pernambucano revelou que o motivo para a escolha do seu curso, Economia, foi o filme "À procura da felicidade". Assim como muitas pessoas que vivem em condições difíceis, Gilberto viu nos estudos a oportunidade de proporcionar qualidade de vida para sua família.

Durante a festa do Líder, a digital influencer Camilla de Lucas conversava com Gilberto sobre o tema da festa do geógrafo João Luiz, que foi "Aulão do João". "Eu me emocionei quando vi isso aqui. Achei muito lindo. Quase que eu chorava. Se aqui fosse tudo de Economia, eu ia me acabar no choro", comenta o pernambucano.

Camilla pergunta ao brother o que ele acha que será o tema da sua festa do Líder. Gil responde: "Eu acho que vai ser de Economia mesmo. Imagina um monte de número, símbolo de inflação, um banco, sabe?". "Banco Central do Gil do Vigor", acrescenta brincando.

A digital influencer, então, questiona o momento quando o pernambucano descobriu que queria cursar Economia. "Eu assisti um filme. 'Em busca da felicidade', com Will Smith. Ele tem um filho e passou por várias necessidades até arrumar um emprego na Bolsa de Valores. Aí eu fui pesquisar qual era o curso que estudava Bolsa de Valores. E vi que era relacionado a finanças, Economia. Pesquisei o curso de Economia e decidi me inscrever. Isso bem pertinho da época de vestibular."
 



 

Em outro momento do reality, Gil relatou sua experiência com o vestibular. "Um homem aleatório no meu trabalho pediu para eu ir atrás de uma bolsa em um vestibular, mas eu tinha certeza que eu não ia passar…". "E eu não queria mais, porque a gente bate tanto na trave, que a gente fica com medo de saber… Quando a gente tá ali naquele momento com medo de arriscar, é o carimbo, sabe? Vai machucar muito", comentou com alguns participantes.

Gilberto contou, ainda, que no dia da prova, quis "esquecer" o RG de propósito, de forma que os avaliadores não permitissem que ele realizasse a prova. "Minha mãe viu e desceu correndo do ônibus, e falou: ‘você esqueceu o RG’, não foi sem querer, eu só queria um motivo para não fazer a prova", relatou.

Além do incidente com o RG, o pernambucano passou por outra emoção: seu chinelo "torou" no dia da prova. Sua mãe seguiu o encorajando. "Sofremos muito na vida, tudo o que a gente quer é te ver na faculdade", reproduziu a fala da mãe.

Mesmo com a falta de fé na aprovação e o susto do chinelo, Gil saiu na lista dos aprovados. O pernambucano contou que ficou desconfiado com o resultado. "Meu amigo disse que meu nome tava na lista e eu fiquei me perguntando se eu passei ou se o nome tava errado", brincou ele entre lágrimas.
 
O doutorando em Economia pretende investir ainda mais nos estudos, fazendo PhD. Dentro do reality, ele até brincou sobre o sonho afirmando que não trocaria a especialização pela fama, mas adoraria aproveitar os frutos de sua participação no BBB.

"Você acha que vou largar meu PHD, meu doutorado pra ser famoso? É minha vida, eu não consigo. Agora, ter fama pra colocar uma lupa nos meus projetos, ter mais voz... Eu quero isso aí! Se quiser me colocar no 'Zorra' pra fazer uma participação especial, eu adoro", disse rindo.

O que Gilberto não sabe ainda é que conseguiu uma bolsa para PhD na University of California, em Davis, e que foi aceito para o mesmo tipo de especialização na Universidade do Texas. A tese de Gil consiste na criação de modelos que compreenda o mercado de drogas, considerando elementos como, por exemplo, a violência dos traficantes, a violência da polícia, a repressão do Estado e o preço das drogas.