Museu

Mamam promove programação de oficinas e discussões virtuais em março

Museu promoverá atividades virtuais, convidando o público a discutir sobre arte e a trocar saberes e fazeres artísticos a partir de oficinas

Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam) - Divulgação

Com opções de atividades pagas e gratuitas, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), mantido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, vai oferecer programação diversificada e virtual ao longo do mês de março. 

A programação segue nesta quinta-feira (4) com a série de webnários “Acervo em Diálogo”.  A proposta é abordar discussões sobre universos artísticos que abrigam e atravessam o acervo do Mamam. 

A adesão aos webnários, realizados via Google Meet, é gratuita. O link será disponibilizado, a cada dia de evento, na bio do Instagram do museu (@mamamrecife). 

 

As conversas serão ainda gravadas e posteriormente disponibilizadas no YouTube do Mamam. O Acervo em Diálogo foi um dos projetos aprovados pelo Governo do Estado para executar os recursos da Lei Aldir Blanc, de estímulo à produção cultural durante a pandemia.

Nesta quinta-feira o encerramento do ciclo de conversas virtuais será feito por Ana Lira, Rebeka Monita e Wagner Nardy, sobre o tema: “Novas Aquisições”. As conversas serão pelo Google Meet.  

Sarau das Lobas
Já a tradicional troca de saberes e fazeres artísticos femininos, o  Sarau das Lobas ganha inevitável formato virtual a partir deste mês de março, com oficinas na programação: “Rebolar é Medicinal”, com Monique Xavier Simas, e “Poesia ancestral: as memórias poéticas nos corpos negros/femininos”, com Odailta Alves.

A oficina "Poesia ancestral: as memórias poéticas nos corpos negros/femininos" será ministrada por Odailta Alves no dia próximo dia 10 de março, das 18h30 às 21h30, também pelo Google Meet. 

A oficina tem como proposta trabalhar poemas de escritoras negras brasileiras, refletindo sobre esse local de fala e de construção artística, e promovendo a produção de poemas a partir das memórias de mulheres negras que fizeram parte da vida das participantes do encontro. A inscrição custa R$ 30 e o formulário está disponível no na bio do museu no Instagram.

Já entre os dias 12 e 13 de março, a oficina "Rebolar é Medicinal" propõe a investigação e a conscientização sobre o corpo e o movimento, em suas diversas perspectivas: terapêuticas, energéticas, decoloniais, sagradas e selvagens. 

A oficina, conduzida por Monique Xavier Simas , será das 17h às 19h, via Google Meet. A inscrição custa os mesmos R$ 30 e o formulário está disponível no na bio do museu no Instagram.