Festival

“Muribeca”: filme pernambucano participa de Festival Mulheres do Audiovisual

Dirigido por Alcione Ferreira e Camilo Soares, longa conta histórias sobre a demolição do conjunto habitacional do lugar

Demolição ocorreu no final da década de 2010 - Alcione Ferreira/Divulgação

“Muribeca”, documentário pernanbucano gravado entre janeiro de 2018 até 2019, que traz narrativas sobre a demolição do conjunto habitacional no bairro, em Jaboatão dos Guararapes, estará presente na seleção oficial do 2° Festival Mulheres do Audiovisual. A data da exibição será divulgada em breve.

O evento acontecerá de forma online, entre os dias 26 e 18 de abril e tem a finalidade de reconhecer os talentos femininos. “O Festival vem colocar holofotes nas profissionais da área, ampliar o debate da importância de um espaço igualitário no mercado e também capacitar mulheres para o mercado audiovisual”, contou uma das diretoras do longa, Alcione Ferreira.

Além das muitas histórias por trás da demolição, há a abordagem sobre as tantas personalidades culturais que ali viveram, como é o caso do poeta Miró e do ator e diretor de teatro Manoel Carlos. “A obra é fruto de um esforço coletivo de companheiras e companheiros da equipe de produção e de todas e todos os moradores de Muribeca que nos emocionaram com suas histórias e memórias potentes”, completou Ferreira.

O filme também foi selecionado, em 2020, no Festival Internacional de Documetários de Buenos Aires, o FIDBA , na categoria Opera Prima.