Teatro

Videoarte 'À Mesa' aborda relacionamentos abusivos e masculinidade tóxica

Com os atores Domingos Júnior e Natali Assunção, trabalho estreia nesta quarta-feira, no YouTube

Videoarte "À mesa" - Walton Ribeiro/Divulgação

“À Mesa” é o nome da primeira realização da produtora cultural Canela Vermelha, fundada durante o período da pandemia. O trabalho, classificado pelos realizadores como um “videoarte-poema”, estreia nesta quarta-feira (10), às 20h, através do canal oficial da produtora no YouTube.

Financiado através da Lei Aldir Blanc, o espetáculo virtual aborda temas muito atuais, como relacionamentos abusivos e masculinidade tóxica. Em cena, Domingos Júnior e Natali Assunção vivem o cotidiano de um casal. A direção é de Analice Croccia, que também divide o roteiro com a dupla. 

A proposta da criação partiu de Domingos Júnior. Ele partiu das memórias da infância em Paudalho, município da Zona da Mata de Pernambuco, onde cresceu ao som do brega romântico. Muitas das letras ouvidas pelo menino traziam lamúrias masculinas de amores supostamente verdadeiros, mas que na prática apontavam para estruturas de relação violentas. 

Para estruturar a obra, Domingos convidou Natali. A temática já rondava a carreira da atriz e pesquisadora, que concebeu o monólogo “Ainda escrevo para elas”, sobre a liberdade e o aprisionamento no cotidiano da mulher. Foi nos bastidores do solo, em que o ator colaborou na iluminação, que o projeto em parceria começou a nascer.  

Gravado no Casarão Magiuth, com direção de fotografia de Nataly Barreto, o trabalho une diferentes linguagens, como teatro, performance, audiovisual e dança. A palavra falada é retirada de cena para que a dupla vivencie o dia a dia dos personagens em outros níveis. A ideia dos criadores é que muitas das dores representadas não chegam à voz ou demoram muito anos para atingi-la.