Teatro

Espetáculo virtual 'O Evangelho Segundo Vera Cruz' ganha novas sessões

Teatro de Fronteira promove segunda temporada de apresentações da peça, de 12 a 28 de março

Teatro de Fronteira apresenta o espetáculo - Ricardo Maciel/Divulgação

Mesmo em tempos de pandemia, o grupo pernambucano Teatro de Fronteira não parou de criar. No ano passado, estreou o espetáculo virtual “O Evangelho Segundo Vera Cruz”, que ganha uma segunda temporada de 12 a 28 de março, às sextas-feiras, sábados e domingos, sempre às 20h, no canal do Youtube da companhia teatral.

Além das sessões online, o Teatro de Fronteira prepara uma série de lives, também pelo Youtube, com o objetivo de debater temáticas que se relacionam com o conteúdo da peça. A primeira conversa ocorre nesta quarta-feira (10), às 19h30, com participação do o performer, escritor, pesquisador e professor transgênero Ian Habib. 

Mestrando em dança pela Universidade Federal da Bahia, Habib falará sobre o tema “Perspectivas anticoloniais sobre a censura de corpos trans nas artes cênicas” ao lado do ator Dante Olivier, com mediação de Rodrigo Cavalcanti. As próximas lives da programação ainda serão divulgadas. 

Assinada pelo dramaturgo e diretor Rodrigo Dourado, a peça é livremente inspirada no episódio envolvendo o espetáculo "O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu" no Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), em 2018. Na época, o monólogo protagonizado por uma atriz trans foi retirado do evento, mobilizando discussões acaloradas nos meios jurídico, político e religioso. 

Dourado, que participou ativamente dos debates levantados na ocasião, ficcionaliza os acontecimentos relacionados ao caso. Em vez de Garanhuns, ele ambientou a história em uma imaginária e genérica cidade do Interior brasileiro. A proposta é refletir sobre potências e subjetividades extraídas das vivências de pessoas transgêneros nas artes. Além do próprio autor e diretor, também integram o elenco da encenação Dante Olivier, Elke Falconiere, Joe Andrade e Jailton Júnior.