Mobilidade

Noronha autoriza compra de mais 50 carros elétricos

Essa ação faz parte do Programa Noronha Carbono Zero, que vai limitar, até o ano de 2022, a entrada de carro a combustão no arquipélago

Veículo elétrico em abastecimento em Fernando de Noronha - Divulgação

A aquisição de mais 50 veículos elétricos será possibilitada para moradores de Fernando de Noronha. Para que residentes do arquipélago possuam veículos, é necessária uma autorização da administração, por conta do Controle de Veículos e Embarcações (CVE). A iniciativa visa reduzir a entrada de carro a combustão no arquipélago. 

Os moradores que requisitaram a aquisição dos veículos elétricos, sejam carros ou motos, terão até o mês de julho para receber o documento. Após o recebimento da declaração, será necessária a apresentação de compra do veículo elétrico em um prazo de 180 dias. 



Essa ação faz parte do Programa Noronha Carbono Zero, que vai limitar, até o ano de 2022, a entrada de carro a combustão no arquipélago e prevê a proibição total da circulação desses automóveis na Ilha a partir de 2030. Já foram autorizados, no total, 180 veículos elétricos em Noronha. 

“Essas concessões garantem à comunidade noronhense o direito de adquirir veículos que se adequam ao princípio da sustentabilidade, dentro da pegada ecológica que a administração da Ilha vem adotando, com Programa Noronha Carbono Zero. Seguiremos buscando sempre alternativas para garantir um futuro mais sustentável”, afirmou o Superintendente Jurídico, Felipe Campos.

Já foram liberadas 130 autorizações para uso de veículos elétricos no arquipélago. Com essa nova leva, serão 180 veículos sem uso de combustíveis a combustão em Noronha. 

Após o contemplado apresentar a nota fiscal de aquisição do veículo elétrico vinculada ao seu CPF/MF no Controle de Veículos e Embarcações (CVE), ele vai receber a Autorização Ecológica da Administração, com a qual terá direito ao frete social, sem custo algum para o requerente. Esse frete é para o transporte de carros elétricos do continente até o arquipélago e é válido apenas para a primeira entrada do veículo na Ilha.