COVID-19

Paulista retomará vacinação de idosos a partir de 75 anos por meio de agendamento

Campanha de imunização está interrompida até a definição das novas datas

Vacinação para idosos será agendada em Paulista - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Paulista vai retomar a vacinação de idosos a partir de 75 anos por meio de agendamento. A previsão é de que o aplicativo para a marcação esteja disponível até a sexta-feira (12) e que as doses voltem a ser aplicadas no início da próxima semana. Enquanto isso, a campanha para esta faixa etária está interrompida no município.

A suspensão ocorreu nesta terça-feira (9), um dia após o início da nova fase. Com a alta procura nos dois dias, as doses disponíveis para o grupo prioritário esgotaram e a etapa precisou ser encerrada. Segundo a Prefeitura, nesta fase, a população recebeu o saldo remanescente da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. 

“Gostaríamos de frisar que o lote do saldo da CoronaVac que havia no município para a imunização dos idosos de idade a partir de 75 anos foi totalmente utilizado. Nesta terça-feira, Paulista administrou doses da vacina em cerca de 1400 idosos”, informou o município em nota.

 

Dona Josefa Maria da Silva, de 79 anos, está entre os idosos que foram imunizados ontem. Ela recebeu a vacina no Centro Administrativo, em Maranguape 1. “Estou me sentindo bem, porque estou me prevenindo dessa  doença horrorosa", comemorou. 

Tumulto

Na terça, quando a Prefeitura do Paulista ampliou de dois para quatro os pontos da vacinação na cidade, houve relatos de problemas e tumultos. Idosos reclamaram de longas filas e da falta de organização e distanciamento nos locais definidos para o atendimento.

Em resposta, o município afirmou que a grande concentração de pessoas no local teria se dado apenas nas primeiras horas de funcionamento dos pontos de vacinação. “Os idosos, com anseio de tomar a vacina, foram todos no mesmo horário, logo cedo, no horário que estava previsto para começar”, disse a Prefeitura. “A partir das 10h30 da manhã, os pontos de vacinação estavam com pouco movimento e os idosos que foram nesse horário puderam ser vacinados sem fila”, completou.

Até o reinício da campanha para idosos, prevista para a próxima semana, os pontos de vacinação estão com a aplicação de doses para este grupo prioritária interrompida. 

Novas doses

Na noite desta terça, Pernambuco recebeu mais 110.800 doses da CoronaVac. A nova remessa saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em voo da companhia aérea Latam às 16h50 e desembarcou no Aeroporto Internacional de Recife por volta das 19h40.

Os imunizantes serão voltados para finalizar a vacinação dos idosos de 80 a 84 anos e iniciar, em todo o Estado, a vacinação para a população entre 75 e 79 anos. Além disso, também serão utilizados nas campanhas destinadas aos trabalhadores de saúde.

Segundo o Governo de Pernambuco, as novas doses serão enviadas já na manhã desta quarta (10) para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), que repassarão para seus respectivos municípios, incluindo o do Paulista. O novo lote será usado pela cidade já com o sistema de agendamento.