Festival

Pintando o 7 Digital: lives, espetáculos virtuais e seminários a partir desta quinta-feira (11)

Festival tem edição multilinguística direcionada para os pequenos e também para estudantes e professores

Kemla Baptista integra programação do Festival, que começa nesta quinta-feira (11) - Raphael de Faria

Entre os dias 11 e 22 de março, o festival “Pintando o 7 - Edição Digital” apresenta sua edição virtual,  com webinars espetáculos virtuais e lives com a participação de artistas, com acesso gratuito através do canal no YouTube da Fervo Projetos, realizadora do evento.

A programação, voltada para os pequenos das escolas estaduais e municipais, traz o tema “Real e virtual, Brincar não tem igual” e, após  um hiato de um ano, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, volta à cena com atividades integrativas ao incorporar a linguagem literária às artes cênicas.

 

No ar desde 2017, o “Pintando o 7” para 2021 - com fomento da Lei Aldir Blanc Pernambuco, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo do Estado – terá o ator e escritor Luciano Pontes, especializado em literatura infantil e juvenil, como curador do projeto, a partir do convite da idealizadora, a gestora cultural Iris Macedo.

 

Programação

 

ESPETÁCULOS 

 Quinta (11):

Abertura oficial do Pintando o 7, às 19h

 

Sexta (12) 

Brincanectados (Grupo Serelepe – BH), às 16h

 

Sábado (13), às 16h

Tempo de Flor (Grupo Pé de Vento – ARCOVERDE/PE)

 

Domingo (14), às 16h

O Cordel Animado (Mari e Milla Bigio - PE) 

Sábado (20), às 16h
O Matuto (Rapha Santa Cruz - PE) 

Domingo (@1), às 16h
YOUKALI (Lívia & Fred – RJ)

 

Pintando o 7 nas Escolas

 As escolas (estaduais e municipais) participaram de convocatória - com resultado divulgado no Instagram do Pintando o 7 (@festivalpintandoo7) – e serão contempladas com aulas em forma de lives com artistas pernambucanos:

 

Ter;ac (16), das 10h às 15h

Rapha Santa Cruz (MÁGICA) - Atua como mágico há mais de 20 anos. Desenvolveu uma linguagem que mescla técnicas do ilusionismo com teatro, palhaçaria, música, circo e cultura popular. Também atua como professor, desenvolvendo projeto social, e produzindo o FIM - Festival Internacional de Mágica.

 

Quarta (17), das 10h às 15h

Juliana de Almeida (PALHAÇARIA E MÚSICA) - Atriz e palhaça e, há dois anos, estreou como diretora musical. Integrante do elenco do Doutores da Alegria, há onze anos, Juliana também fez parte da Cia Animèe, onde foi a co-fundadora da banda de palhaças “As Levianas”. 

Quinta (18), das 10h às 15h

Carol Levy (CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS) - Publicitária, pernambucana, cantora e contadora de histórias. Com discos, DVD’s, programas de TV, de rádio e mais de 140 mil seguidores nas redes sociais, Carol já ganhou prêmios, fez várias turnês pelo Brasil e até hoje desenvolve projetos com parceiros como o UNICEF no Brasil.  

 

Webinars: "Infâncias em territórios interativos"

 

Segunda (15), às 19h, no YouTube da Fervo Projetos

“O bebê e os estímulos sensíveis para o simbólico”

Convidada: Tetê Brandão (PE) - Pesquisadora e especialista em Educação Infantil; autora do livro: O brincar, a vida dos bebês, da editora Vacatussa; mestranda em Educação, Culturas e Identidades - PPGECI (FUNDAJ/UFRPE), com formações pelo Instituto Pikler-Lóczy, Hungria, e Associação Pikler-Lóczy, França. Membro da Rede Pikler Brasil. Atua como mediadora de oficinas para e com bebês há 3 anos. 

Mediação: Luciano Pontes

 

Terça (16), às 19h, no YouTube da Fervo Projetos

 As dimesões afetivas, sociais e culturais do brincar livre”Camila Domingues (PE) – Pedagoga, Gestora Educacional da rede privada de ensino, Fundadora da Casa das Asas, mãe de Miguel de 9 anos, e eterna pesquisadora dos temas centrados na infância, no brincar e na educação.

Mediação: Luciano Pontes

 

Quarta (17), às 19h, no YouTube da Fervo Projetos 

“Diversidade cultural e identidade na infância”

Kemla Baptista (PE) – Contadora de histórias, escritora, mãe, professora e empreendedora social. Responsável pelo Caçando Estórias, iniciativa de arte e educação que apresenta as tradições afro-brasileiras através da contação de histórias. Integrante da Red Internacional de Cuentacuentos - RIC e o Caçando Estórias integra a Rede Nacional Primeira Infância - RNPI. Criadora do primeiro canal no Youtube e podcastdedicados às afrobrasilidades para o público infantil. Produziu episódios do podcast “Deixa Que Eu Conto” para a UNICEF. 
Mediação: Luciano Pontes

 

 Quinta (18), às 19h, no YouTube da Fervo Projetos 
Apreender o mundo – os bebês e a pedagogia dos começos”

Paulo Fochi (RS) - Já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores. 
Mediação: Luciano Pontes

 Sexta (19), às 19h, no YouTube da Fervo Projetos

“Os espaços do brincar na vida, na escola, na rua e na tela”
Gabriela Romeu (SP) - Escritora, pesquisadora da infância, documentarista e crítica de teatro infantil. Durante 20 anos, ela escreveu sobre e para crianças, no jornal Folha de São Paulo, veículo no qual editou o caderno Folhinha. Também produziu diversas reportagens sobre as realidades infantis no Brasil e escreveu para cadernos como o Guia da Folha, Ilustrada, Cotidiano e revista Sãopaulo, sempre com o tema infância.  
Mediação: Luciano Pontes