Memória

Chico Science ganha homenagem no site do Itaú Cultural

Carolina Maria de Jesus e Augusto Boal também integram programação, que ressalta três nomes da cultura brasileira no mês de seus aniversários

Chico Science - Fred Jordão

Nos próximos dias 13, 14 e 16 de março (sábado, domingo e terça-feira), o site do Itaú Cultural  homenageia três grandes nomes da música, do teatro e da literatura brasileira. O primeiro será Chico Science, cantor e compositor brasileiro, que completaria 55 anos no sábado. As referências, a cidade do Recife e sua região metropolitana, os lugares de afeto, os amigos e os heróis, as fotos pessoais, além de documentos da família e de companheiros musicais do artista, são revividas em material digitalizado da mostra. Os caminhos e os percalços do movimento que o músico ajudou a criar são contados em material disponível no site https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/chico-science/

No domingo (14) fica disponível reportagem inédita no site da instituição sobre os 107 anos de Carolina Maria de Jesus. O material reforça a sua importância para a literatura brasileira, com entrevista exclusiva do jornalista e seu biógrafo, Tom Farias. Em 2017, 57 anos depois da publicação de Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, a história dela foi registrada por Farias em Carolina – Uma Biografia, publicada pela editora Malê. Outra entrevista que pode ser conferida é com a professora Nágila Oliveira, fundadora e Editora da Revista África e Africanidades, periódico online que, desde 2008, promove e subsidia o debate acadêmico e pedagógico sobre temáticas africanas e afro-brasileiras. É dela, por exemplo, o curso Introdução à Literatura de Carolina Maria de Jesus, que apresenta e fomenta reflexões em torno da biografia e produções literárias da autora.

Por último, mas não menos importante, na terça-feira 16 de março, Boal, diretor de teatro, dramaturgo e ensaísta brasileiro, faria 90 anos. Por meio do site da instituição, é possível acompanhar na Enciclopédia Itaú Cultural a sua biografia, como uma das principais referências das artes cênicas no Brasil, principalmente por ser uma das únicas pessoas das artes cênicas a escrever sobre a sua prática, formulando teorias a respeito de seu trabalho.  Principal liderança do Teatro de Arena de São Paulo nos anos 1960, foi o criador do Teatro do Oprimido, metodologia internacionalmente conhecida que alia teatro a ação social.

Com seu legado marcado pela sua preocupação política, tendo o palco como resposta às questões sociais e como meio de analisar conflitos e apresentar alternativas, Boal morreu aos 78 anos, vítima de insuficiência respiratória, complicação decorrente de uma leucemia. 

As biografias de todos os homenageados também podem ser acompanhadas na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras em http://enciclopedia.itaucultural.org.br.

SERVIÇO:

55 anos de Chico Science
Dia 13 de março (sábado), a partir das 9h
Classificação indicativa: livre
No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)
107 anos de Carolina de Jesus
Dia 14 de março (domingo), a partir das 9h
Classificação indicativa: livre
No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)
90 anos de Augusto Boal
Dia 16 de março (terça-feira), a partir das 9h
Classificação indicativa: livre
No site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)