Brasileiro quer menos carro na rua
Pesquisa mostra que o País está aberto a novos modelos de restrição a veículos
Manifestantes chegaram a cobrar uma resposta da Justiça Eleitoral sobre nova eleição - TV Ponto Net/Divulgação
A maioria dos brasileiros é a favor de medidas que reduzam o espaço dos carros, desde que elas se traduzam em melhorias ao transporte público, a bicicletas e à mobilidade a pé. É o que revela uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Greenpeace. O estudo foi feito com 2,1 mil pessoas de 132 municípios de todas as regiões do País. Se o cenário fosse outro, o ônibus seria o modal escolhido pelo maior número dos entrevistados (42%), o que expõe, mais uma vez, a necessidade de investimentos no setor. A resistência às ações, porém, é grande nos centros urbanos e em meio aos mais jovens e mais ricos.
Entre as medidas de restrição ao transporte individual motorizado, a mais bem avaliada é a redução do número de vagas para os carros, ainda assim, com índices apertados: 47% são favoráveis, e 41%, contrários. Já a diminuição do número de faixas para automóveis transitarem (geralmente com destinação de espaço para ciclovias ou faixas exclusivas de ônibus) é reprovada por 49% do público entrevistado. Em regiões metropolitanas, esse valor sobe para 56%. São adeptos da ideia 40%. Já o fechamento de determinadas vias para carros tem a oposição de 52% das pessoas consultadas. Por outro lado, 36% apoiam. Desse grupo, 43% utilizariam a bicicleta para se deslocar se as condições viárias fossem favoráveis.
Entre as medidas de restrição ao transporte individual motorizado, a mais bem avaliada é a redução do número de vagas para os carros, ainda assim, com índices apertados: 47% são favoráveis, e 41%, contrários. Já a diminuição do número de faixas para automóveis transitarem (geralmente com destinação de espaço para ciclovias ou faixas exclusivas de ônibus) é reprovada por 49% do público entrevistado. Em regiões metropolitanas, esse valor sobe para 56%. São adeptos da ideia 40%. Já o fechamento de determinadas vias para carros tem a oposição de 52% das pessoas consultadas. Por outro lado, 36% apoiam. Desse grupo, 43% utilizariam a bicicleta para se deslocar se as condições viárias fossem favoráveis.
Para Vitor Leal, da campanha de Mobilidade Urbana do Greenpeace Brasil, os dados da pesquisa mostram que o brasileiro está disposto a discutir mudanças na priorização do espaço para determinados modais, prática adotada, com sucesso, em cidades de todo o mundo. “A população apoia a redistribuição do espaço nas ruas quando entende que ele será destinado a outros meios de transporte benéficos para a cidade”
Mesmo em condições mais equilibradas para todos os meios de transporte terrestre, o carro ainda seria a segunda opção mais escolhida (23%), tecnicamente empatado, pela margem de erro de dois pontos percentuais da pesquisa, com a bicicleta, que teve 21% das respostas nesse quesito. Em regiões metropolitanas, porém, o metrô aparece em segundo lugar, com 26%, só atrás do ônibus.