Santa x Sport

Primeiro Clássico das Multidões da década será no domingo (14); veja os números da década passada

Entre 2011 e 2020, rivais se enfrentaram 36 vezes em quatro competições

Último gol da década em clássicos foi marcado por Pipico, do Santa, no estadual de 2020 - Ed Machado/Folha de Pernambuco

O Clássico das Multidões deste domingo (14) vai colocar frente a frente duas equipes que atravessam momentos ruins. A partida, que será disputada no Arruda e é válida pela terceira rodada do campeonato Pernambucano, marcará o primeiro confronto entre Santa Cruz e Sport na década. 

A última década foi marcada por um extremo equilíbrio nos confrontos entre Rubronegros e Tricolores: entre campeonatos estaduais, brasileiros, edições da Copa do Nordeste e até da Copa Sulamericana, os rivais se encontraram em 36 oportunidades. Nesse recorte, o Sport leva uma pequena vantagem em relação ao Santa. São 14 vitórias do Leão contra 12 da Cobra Coral. 10 partidas terminaram empatadas. 

Na década passada, o Sport marcou 43 gols sobre o Santa Cruz, uma média de 1,19 gols por jogo. Já a Cobra marcou 37 gols em 36 jogos, o que representa uma média de 1,06 gols por partida. 

No Arruda, palco do primeiro Clássico das Multidões da década - que acontece neste domingo (14) -, foram 17 jogos entre 2011 e 2020. Mesmo na casa do Santa, o retrospecto na década passada é favorável ao Sport: foram seis vitórias rubronegras, seis empates e cinco vitórias tricolores.  Já na Ilha do Retiro, foram 19 confrontos, com 8 vitórias do mandante, quatro empates e sete vitórias da equipe visitante. 

 



A década anterior também ficou marcada pelos duelos decisivos que tiveram os dois rivais como protagonistas. Santa e Sport decidiram o título pernambucano em quatro oportunidades (2011, 2012, 2013 e 2016). Nas finais, domínio absoluto do Tricolor do Arruda, que conquistou os quatro títulos sobre o rival. 

As duas equipes ainda se encontraram em outras decisões. Em 2014, o Sport levou a melhor sobre o Santa nas semifinais do estadual e da Copa do Nordeste. Um novo encontro na fase semifinal do torneio regional aconteceu em 2017, quando o Leão voltou a eliminar o rival. 

Em 2016, o Clássico das Multidões ganhou contornos internacionais quando Sport e Santa se cruzaram na segunda fase da Copa Sul-americana). Naquela ocasião, os tricolores conquistaram a classificação após um empate no primeiro jogo, no Arruda, e uma vitória no segundo, na Arena de Pernambuco. pelo placar de 1x0. No Brasileirão de 2016, quando o Santa ainda disputava a primeira divisão nacional, foram duas vitórias do Leão (0x1 no Arruda e 5x3 na Ilha).