Música Erudita

Festival Virtuosi estreia em versão digital

XXIII edição do Festival começa nesta terça-feira (16) e segue até o dia 28 de março com concertos, palestras e masterclasses com acesso gratuito

Rafael Altino integra programação do Festival, que começa nesta terça (16) - Divulgação/Virtuosi

Entre as benesses de eventos virtuais, praxe comum em tempos de pandemia, está a possibilidade de pairar o mundo e reverberar a cultura para quaisquer ares. Tal qual vai acontecer a partir de hoje com o Festival Virtuosi, em sua XXIII edição, a primeira em formato digital e que segue até o próximo dia 28 de março com programação que inclui maratona de concertos, palestras e masterclasses com acesso gratuito nas redes sociais YouTube, Facebook e Instagram, além do site do evento (www.virtuosi.com.br) – local em que podem ser feitas também inscrições para algumas atividades. 

“O fazer digital proporciona naturalmente uma maior visibilidade, alcançando o mundo todo. Pernambuco estará falando para o mundo e isso é fantástico. Fazer, por exemplo, masterclasses com alunos do Uruguai, Costa Rica e outros estados do Brasil, não conseguiríamos de forma presencial. O Festival deixa de ser local e passa a ser global e sim, perde-se o calor humano do público, o abraço suado depois do concerto, mas ganha-se muito também”, enaltece a produtora e pianista Ana Lúcia Altino, à frente do Virtuosi junto ao Maestro Rafael Garcia.

Com fomento da Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, o Virtuosi, que integra o calendário anual de eventos no Estado, vai vivenciar pela primeira vez o formato não-presencial.
 



E dentro da programação, após uma década de criação, o Virtuosi Diálogos também fará sua estreia virtual. Sob o comando de Sérgio Barza, a proposta segue direcionada a atrair o que se pode chamar de “público amador” acerca da música erudita. 

“Tudo que fazemos é para atrair um novo público, sempre oferecendo repertórios/eventos standards como novidades. Festival é lugar para o novo, o desconhecido. As palestras são chamativas e elucidatórias, temos para todos os gostos”, destaca Ana falando também sobre outras atividades que vão compor a programação, que tem entre as atrações, a música tradicional coreana.

“Por que trazer a música tradicional coreana para o evento? Porque se trata de uma pesquisa de uma violinista coreana que passou toda sua vida tocando de forma ocidental e de repente se depara com uma partitura de seu avô com influência da música tradicional”, explica.

Os concertos do Festival começam a partir da sexta-feira (19), apresentados inclusive por Ana Lúcia Altino, que no decorrer da programação vai também falar sobre a trajetória de mais de duas décadas do Festival.

“Serão 10 dias de grandes concertos. Temos muitos destaques, mas eu diria como novidade a presença de Thiago Soares e é a primeira vez que teremos balé. Destacamos também a presença da soprano e pianista Rachel Fenlon assim como o Ragazze Quartet que pela primeira vez se apresentam para o público brasileiro”, complementa a produtora. 

 

Serviço
XXIII Festival Virtuosi
A partir desta terça (16) até 28 de março, no site e nas redes sociais
Gratuito