Futebol

Grêmio vence peruano Ayacucho e avança à terceira fase da Libertadores

Na ida, Grêmio havia goleado Ayacucho por 6 a 1, em Porto Alegre

Lucas Uebel | Grêmio FBPA

Com jogadores reservas e juvenis, o Grêmio derrotou o peruano Ayacucho por 2 a 1 nesta terça-feira na altitude de Quito (2.850m acima do nível do mar) e avançou para a terceira fase da Copa Libertadores de 2021, onde enfrentará o equatoriano Independiente del Valle. 

Os gols da vitória do tricolor gaúcho no Estádio Olímpico Atahualpa, na capital equatoriana, foram marcados por Aldemir Ferreira aos 41 minutos e Ricardinho já nos últimos instantes da partida (87). Para o Ayacucho, Leandro Sosa abriu o placar aos 39. 

Na ida, Grêmio havia goleado Ayacucho por 6 a 1, em Porto Alegre. 

O Ayacucho teve que jogar em Quito porque o Peru fechou sua fronteira com o Brasil devido à pandemia de covid-19.

Aos 39 minutos, o meia uruguaio Leandro Sosa fez 1 a 0 para o time peruano em um chute de fora da área. 

Mas a alegria não durou muito, já que o Grêmio, aos 41, por meio de Aldemir Ferreira, deixou tudo igual depois de se livrar de dois marcadores e acertar um chute de longe, impossível para o goleiro Espinoza defender.

O tricolor, comandado esta noite por Alexandre Mendes, auxiliar do técnico Renato Gaúcho, não se contentou com o 1 a 1 no placar e pisou no acelerador com o juvenil Leo Chú. 



A recompensa veio com um chute de pé direito de Ricardinho em que a bola foi parar no fundo da rede.

Santos se classifica com empate

Mais cedo, o Santos se classificou com um empate em 1 a 1 em sua visita ao Deportivo Lara, da Venezuela. 

Jogando 'em casa', Yeferson Soteldo abriu o placar marcando um gol de falta aos 37 minutos, no Estádio Olímpico da UCV, em Caracas, diante dos olhos do técnico da seleção venezuelana, o português José Peseiro, que marcou presença nas arquibancadas como observador. Ignacio Anzolá empatou no segundo tempo (67) de cabeça. 

O gol de Soteldo, jogador da seleção 'Vinotinto', em bela cobrança de uma falta que ele mesmo havia sofrido na entrada da área, permitiu à equipe comandada pelo argentino Ariel Nolan fazer valer o triunfo de 2 a 1 da semana passada na Vila Belmiro para se classificar. 

Tricampeão da Libertadores (1962, 1963 e 2011) e finalista da edição passada do torneio contra o Palmeiras, o Santos vai enfrentar o vencedor do duelo entre Universidad de Chile e San Lorenzo na próxima fase, a última antes da fase de grupos.

Também nesta terça-feira, Bolívar e Independiente del Valle mostraram sua força na altitude. O time boliviano goleou o Wanderers uruguaio por 5 a 0 e a equipe equatoriana atropelou o Unión Española do Chile, por 6 a 2.

Na terceira fase (de 6 a 15 de abril) participam os 8 times vencedores da segunda fase e os quatro que ganharem vão se classificar para a fase de grupos, cujo sorteio será realizado no dia 16 de abril em Assunção e começará quatro dias mais tarde para terminar no dia 27 de maio. 

Os quatro perdedores da terceira fase entrarão na segunda rodada da Copa Sul-Americana-2021.