COVID-19

Vacinação para idosos a partir de 70 anos começa nesta quinta (18) em Jaboatão

Vacinação contra Covid-19 para idosos a partir de 72 anos em Jaboatão - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, dá continuidade, nesta quarta-feira, à vacinação da Covid-19, com novas doses da vacinas Coronavac e Oxford/Astrazeneca. Na última segunda-feira, foi aberto o agendamento para idosos entre 70 e 71 anos no município - para esse grupo, a imunização começa nesta quinta (17).

De acordo com a gestão municipal, a marcação pode ser feita pelo site www.deolhonaconsulta.jaboatão.pe.gov.br, ou pelo aplicativo De Olho na Consulta. 

Segundo a prefeitura do município, a cidade recebeu, para essa etapa de vacinação, 1.936 doses da Coronavac e 11,4 mil doses da Oxford/Astrazeneca. 

Os idosos que não foram imunizados podem agendar e escolher um dos postos de vacinação entre os quatro pontos de vacinação: Centro Cultural Miguel Arraes (Prazeres); Casa da Cultura (Jaboatão Centro); Sesc de Piedade e no Shopping Guararapes. Em todos esses locais, a campanha ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, atendendendo quem vai a pé e também no formato drive-thru.

Somente na manhã desta quarta-feira, no posto de vacinação do Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, mais de 150 doses haviam sido aplicadas. 

Para o caso de o idoso ser acamado, a secretária de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Zelma Pessoa, é frisa que é preciso deixar clara essa condição no agendamento para que ele possa receber a vacina em casa. 

“No próprio aplicativo ou no site, existe a opção de marcar acamado. Todos que marcam assim serão vacina dos em domicílio, seja pela equipe-se saúde da família ou equipes volantes. É importante o cadastro para evitar aglomeração no ato da vacinação”, disse a secretária. 

Zelma conta ainda que as doses recebidas pelo município são armazenadas de acordo com o quantitativo a ser aplicado. “Desde 15 de março, estamos vacinando de 72 e 73 anos. Os de 70 e 71 anos vão iniciar nesta quinta a vacinação. À medida em que chegam novas doses, ampliamos o planejamento para outros grupos. Todas as vacinas Coronavac recebidas foram separadas em câmaras frias, as primeiras e segunda doses, separadas pra não ter prejuízo e garantir a vacina para as pessoas”, declarou a secretária. 

No ato da vacinação, o jaboatonense deve levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência. 

Para a idosa Maria Célia da Conceição, de 72 anos, o dia para receber a vacina foi visto como uma esperança por dias melhores. “Estou muito satisfeita, aguardava esse dia tem muito tempo. Espero que ela nos faça bem e esse vírus acabe. O cadastro foi fácil, minha a gente de saúde ajudou, e agora vou aguardar a segunda dose”, disse. 

Benedito Sales, de 73 anos, afirmou já estar pronto para receber a segunda dose e poder reencontrar familiares e amigos. “Receber essa vacina é uma felicidade muito grande, já estou pronto para a próxima dose. A primeira coisa que vou fazer é rever amigos, familiares. Poder estar com eles vai ser muito bom”, contou.