ARTES CÊNICAS

Festival Luz Negra apresenta espetáculos online a partir desta quinta-feira (18)

Com programação focada em artistas negros, o projeto é comandado pelo grupo O Poste Soluções Luminosas

Espetáculo "Ubuntu" faz parte da programação - Leandro Lima/Divulgação

O grupo O Poste Soluções Luminosas promove, desta quinta-feira (18) até 28 de março, a quarta edição do Festival Luz Negra - O negro em estado de representação. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a programação assume o formato online e ganha as telas a partir do canal do coletivo teatral no YouTube.

Realizado com incentivo da Lei Aldir Blanc, o festival traz oito espetáculos teatrais de diferentes cidades de Pernambuco, além de duas produções de fora do Estado. Neste ano, o projeto homenageia o músico Gutinho de Xambá, líder do grupo Bongar, que faleceu em fevereiro. 

A abertura do festival fica por conta da peça carioca “Negra Palavra – Solano Trindade”, do Coletivo Preto e Companhia de Teatro Íntimo. Primeiro, será apresentada a versão gravada da obra, às 19h. Logo em seguida, às 20h, o mesmo espetáculo em formato online e ao vivo será exibido. 

Também integram a programação quatro espetáculos de dança, um solo de ópera, uma palestra sobre a história do negro em Pernambuco e uma oficina teatral. O bailarino Orun Santana, por exemplo, mostra seu solo de dança “Meia-noite” amanhã, às 20h. Para o oficina, que ocorre no dia 22, as inscrições devem ser feitas através do email: oposte.oposte@gmail.com.

Entre as produções teatrais presentes no festival, há duas voltadas para o público infantil. “Ester”, de Odília Nunes, poderá ser visto neste domingo, às 10h. No dia 28, no mesmo horário, é a vez de “Ubuntu: uma linda aventura na floresta afrobrasilândia infantil”, parceria entre São Gens Produções, Palafittas Produções e Ya Orun Produções.