Estudo

Hospital das Clínicas abre oito novos leitos de UTI para Covid-19

Além da expansão dos leitos, hospital mantém, de maneira restrita, o funcionamento dos serviços eletivos

Hospital das Clínicas - Divulgação/Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), localizado na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, abriu, nessa quarta-feira (17), oito novos leitos de UTI para Covid-19.

Com a expansão, o HC agora tem 28 leitos dedicados ao tratamento de pacientes com a doença do Sars-CoV-2 distribuídos pelas alas da enfermaria de Doenças Infecciosas e Parasitárias. 

A ampliação de leitos é fruto de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) devido ao aumento do número de casos graves de Covid-19 e à alta taxa de ocupação de leitos em Pernambuco.

Os pacientes chegam ao hospital via encaminhamento da SES-PE.

De acordo com o boletim mais recente do Governo do Estado, Pernambuco tem 97% de ocupação de leitos de terapia intensiva para Covid-19. 

Atividades
A partir desta quinta-feira (18), com o início da quarentena nos 184 municípios de Pernambuco e as novas orientações da SES-PE quanto ao funcionamento de serviços de saúde, o Hospital das Clínicas atenderá atividades assistenciais de forma restrita.

De acordo com o hospital, exames de imagem e laboratorial seguem mantidos; já os atendimentos ambulatoriais serão redimensionados e reagendados caso o adiamento não traga danos à saúde e não coloque em risco a vida dos pacientes.

O HC informa que os serviços entrarão em contato com os usuários quando houver a necessidade de remarcação. As cirurgias eletivas que demandam internação hospitalar continuam suspensas.