Infantojuvenil

Espetáculo 'Ubuntu' propaga cultura afro-brasileira entre as crianças

Encenação online estreia neste sábado (20), às 16h, através do YouTube

Espetáculo 'Ubuntu' - Leandro Lima/Divulgação

O espetáculo infantojuvenil “Ubuntu: Uma linda aventura na floresta AfroBrasilândia” estreia neste sábado (20), às 16h, de forma online. O experimento cênico virtual será exibido no canal do YouTube do Grupo São Gens de Teatro. 

Baseada na obra do escritor e antropólogo Raul Lody, a peça resulta de uma pesquisa desenvolvida por artistas negros ao longo de dois anos. A encenação é dirigida por Anderson Leite, com direção musical de Hélio Machado e dramaturgia construída coletivamente. 

A estreia do espetáculo deveria ter ocorrido no ano passado, com apresentações em escolas públicas da Região Metropolitana do Recife, mas precisou ser adiada em função da pandemia. A sessão virtual será gravada em mídias DVD e entregue em 20 instituições de ensino de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Recife, para que possa servir de material didático. 
 

“Ubuntu” conta a história da criação do mundo a partir do olhar das crenças de matriz afro-brasileira. A montagem fala sobre duas flores pretas que questionam o fato de suas cores não estarem representadas no arco-íris. Com dúvidas, elas decidem desbravar toda floresta em busca da resposta.

A proposta da encenação é propagar a cultura africana e afro-brasileira entre as crianças, ajudando a combater o racismo e a intolerância religiosa. O elenco é composto por André Lourenço, Brunna Martins, Clau Barros, Halberys Morais e Monique Sampaio.