Restrições

No segundo dia de restrições, Olinda tem pouca movimentação, mas irregularidades no comércio

Enquanto na praia o movimento de pessoas era baixo, na feira de Rio Doce serviços não essenciais estavam funcionando

Na praia de Bairro Novo, a movimentação de pessoas era baixa - Geraldo Moreira/Folha de Pernambuco

O segundo dia de restrições mais rígidas para conter o avanço da Covid-19, em Pernambuco, está sendo marcado por pouca movimentação, mas com algumas irregularidades no município de Olinda. 

Em passagem da reportagem da Folha de Pernambuco pela cidade, era possível ver apenas guardas municipais nas imediações do quartel, na praia de Bairro Novo, fiscalizando a área. Enquanto na faixa de areia não havia circulação de pessoas, ciclistas e outros cidadãos praticavam atividades físicas próximos ao calçadão. Alguns não usavam máscara de proteção.

Na feira do bairro de Rio Doce, o movimento de pessoas circulando era fraco. Algumas lojas do comércio, que não se enquadram nos serviços essenciais divulgados pelo Governo, funcionavam com meias-portas abertas. Sem a presença da fiscalização no local, os comerciantes não faziam o uso correto da máscara, deixando de lado as medidas de segurança. 

Inicialmente, as restrições da quarentena estão previstas para vigorarem até o próximo dia 28. Entretanto, na última quinta-feira (18), o secretário de Planejamento e Gestão do Governo de Pernambuco, Alexandre Rebelo, sinalizou que o retorno das atividades econômicas no Estado depende diretamente de uma melhora nos indicadores relacionados à pandemia da Covid-19.