Lei Aldir Blanc

Concertos do Festival Virtuosi debutam em novo formato nesta sexta (19)

A programação do festival é completamente gratuita e acontece de forma virtual, para o público assistir e participar de casa, até o dia 28 de março

Thiago Soares é considerado um dos maiores nomes da dança mundial - Divulgação

Evento tradicional do calendário recifense, o Festival Virtuosi se mantém promovendo a música erudita em Recife, adequando-se ao período pandêmico com formato digital. O evento pernambucano abre a sua programação de concertos nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 28 de março, com shows, palestras, masterclasses e oficinas, completamente gratuitas, para o público apreciar de casa.

O formato online acabou trazendo alguns benefícios para a proposta, como a noite de abertura com uma apresentação de dança e música erudita emblemática, com o bailarino Thiago Soares que é considerado um dos maiores nomes da dança mundial e o músico Rafaell Altino. Ambos fazem uma releitura inédita da Chaconne de Bach, dividindo um “palco virtual”.

 

 

De acordo com Ana Lúcia Altino, diretora do festival, a nova proposta expandiu os horizontes do evento. “Mesmo precisando e querendo a presença física do público e artistas, tem sido uma experiência muito boa o fazer digital. Ele nos leva a passear por quase um mundo imaginário. Estamos em qualquer lugar a qualquer hora. Alunos de países e estados diferentes, artistas de outras bandas, tudo isso proporciona um enriquecimento muito grande ao festival. É claro que sentimos falta da emoção da sala de concerto, do abraço suado depois da apresentação, do aplauso do público. Mas é um outro mundo de oportunidades que surge para nós”, disse.

Além dos concertos e apresentações de dança, os apreciadores da música clássica terão a oportunidade de estudar e conhecer ainda mais o universo da música clássica através das seis Palestras, cinco Masterclasses e Virtuosi Diálogos Virtuais, através do novo portal www.virtuosi.com.br e também pelo Youtube, Facebook e Instagram do festival.

A programação do evento foi aprovada pela Lei Aldir Blanc e Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura Municipal do Recife, com patrocínio do Sistema de Transmissão do Nordeste, Excelsior Seguros e Uninassau.

PROGRAMAÇÃO

No sábado, dia 20 de março, também às 19h, o festival apresenta um recital com o pianista russo Peter Laul, que conversará com o público sobre as famosas Sonatas de Beethoven para piano e também exibirá duas emblemáticas apresentações.

Ainda celebrando Beethoven, no domingo (21), no mesmo horário, depois da apresentação de Ana Lucia Altino, o concerto será com o violinista Jonathan Crow. Spalla da Toronto Symphony Orchestra, Jonathan apresenta com seus companheiros, o Septeto de Beethoven para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarinete, trompa e fagote. Em seguida, o oboísta pernambucano Isaac Duarte irá apresentar obras brasileiras para oboé solo de Kaplan, Osvaldo Lacerda, Beetholven Cunha,

Nos dias 22, 23 e 24 de março, às 19h, o Virtuosi apresenta a Nova Geração pernambucana de jovens artistas começando no dia 22, com o violoncelista Fernando Trigueiro com a Suite nº 1 em sol maior, de Johann Sebastian Bach, para cello solo, seguido do violista Raul Victor que apresentará a Sonata para viola solo nº 5 Op.11 de Paul Hindemith, enquanto no dia 23, o pianista pernambucano Luis Felipe de Oliveira, natural de Gravatá apresenta obras de Beethoven, Liszt e Dierson Torres.

 Encerrando o projeto da Nova Geração no dia 24, o violinista Gilson Filho interpreta várias peças para violino solo incluindo a Paganiniana de Milstein. O programa será finalizado com a Sonata de Leopoldo Miguez para violino e piano, tendo Luis Felipe de Oliveira como pianista.

 A programação continua no dia 25 com dois programas diferentes, com a pianista e soprano Rachel Fenlon, que ostenta obras de Messiaen, Schubert, Alma Mahler e George Crumb. Esta é a primeira vez que Rachel se apresenta para o público brasileiro. Na sequência, o festival exibe um brilhante recital do contrabaixista Catalin Rotaru.

No dia 26 é a vez do violoncelista pernambucano Antonio Meneses que apresentará Sonata para violoncelo e piano. Antonio se apresenta acompanhado pelos pianistas Ricardo Castro e Gerard Wyss.

 E no dia 27 será apresentado pela primeira vez no Brasil, o RAGAZZE QUARTET, grupo holandês formado por 4 instrumentistas mulheres, entre elas, Rosa Arnold, Jeanita Vriens, Annemijn Bergkotte e Rebecca Wise. A programção completa de shows, palestras e o link para inscrição está disponível no site do festival: www.virtuosi.com.br

SERVIÇO:

XXIII VIRTUOSI VIRTUAL

Master Classes, Palestras e Concertos

Apresentação: Lei Aldir Blanc, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco; Prefeitura do Recife

Incentivo: pelo Sistema de Incentivo à cultura, da Prefeitura Municipal do Recife

Patrocínio: STN , Excelsior Seguros, Uninassau

Produção: CODA

Realização: Virtuosi, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Informações: 3203 6023

www.virtuosi.com.br