Futebol

Sport visita o Bahia buscando reação na Copa do Nordeste

Leão é o lanterna do Grupo A, com apenas dois pontos, enquanto o Tricolor de Aço está em quinto, com quatro pontos

Jair Ventura, técnico do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

A temporada 2021 começou há pouco tempo, mas o suficiente para criar o primeiro jejum preocupante no Sport. Sem vencer há sete jogos consecutivos, sendo um deles pela última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o clube alcançou o maior período sem triunfos desde a chegada do técnico Jair Ventura. Tentando romper essa sequência ruim, o Leão encara neste sábado (20), em Pituaçu, o Bahia, pela terceira rodada da Copa do Nordeste. Os pernambucanos estão na lanterna do Grupo B, com dois pontos, enquanto os baianos estão em quinto no A, com quatro pontos. 

A última vitória do Sport aconteceu no dia 24 de fevereiro, por 3x1, diante do Vera Cruz, na primeira rodada do Campeonato Pernambucano. Os rubro-negros colocaram em campo o time alternativo, poupando os titulares para o duelo do dia seguinte, perante o Athlético, pelo Brasileirão. No encerramento da Série Aveio a primeira derrota do Leão (2x0), abrindo a sequência atual de tropeços. 

Em seguida, o Sport empatou em 1x1 com o Sampaio Corrêa, pelo Nordestão. No Regional, a equipe ainda perdeu por 2x0 para o CRB e ficou em novo 1x1 com o 4 de Julho/PI. No Estadual, 1x1 com o Santa Cruz e derrota por 2x1 para o Salgueiro. Na Copa do Brasil, eliminação na primeira fase após ser superado pela Juazeirense/BA, por 3x2. 

Após quitar o débito com a Fifa e com a Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) da CBF, de aproximadamente R$ 10 milhões, o Sport voltou a inscrever novos atletas. Na última sexta (19), seis jogadores tiveram o nome publicado no BID. Quatro remanescentes da temporada passada, casos do zagueiro Iago Maidana, do lateral Júnior Tavares, do meia Betinho e do atacante Dalberto, além dos reforços que chegaram nesta semana, como os atacantes Toró e Neílton. 

Com relação ao meia Thiago Neves e o lateral-direito Patric, a dupla deve ficar mais uma rodada de fora. O primeiro se recuperou recentemente da Covid-19 e vai aprimorar a parte física, podendo ficar à disposição no jogo seguinte, contra o Confiança, na próxima terça (23), pela Copa do Nordeste. Já o lateral está em recuperação de um trauma no joelho direito. 

Bahia

Com apenas uma vitória nos últimos seis jogos, além da derrota no clássico baiano perante o Vitória, pelo Nordestão, o Bahia é comandado por Dado Cavalcanti, ex-treinador de Náutico e Santa Cruz. Para o jogo, o Tricolor de Aço não terá o atacante Rossi, suspenso. Rodriguinho é o mais cotado para substituí-lo.

Ficha técnica

Bahia

Douglas; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Patrick, Edson (Raniele) e Rodriguinho; Thiago, Gabriel Novaes e Gilberto. Técnico: Dado Cavalcanti

Sport

Luan Polli; Ewerthon, Rafael Thyere (Maidana), Adryelson e Sander; Marcão, Ronaldo, Gustavo (Betinho) e Ricardinho; Matheusinho (Dalberto) e Mikael. Técnico: Jair Ventura

Local: Pituaçu (Salvador/BA)
Horário: 16h
Árbitro: Leo Simão Holanda (CE). Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite e Eleutério Felipe Marques Junior (ambos do CE)
Transmissão: Nordeste FC