Futebol

Rubro-negros criam abaixo-assinado para que eleição do Sport ocorra de forma virtual

Clube foi ordenado pela Justiça, em dezembro, a realizar o pleito de forma online; Conselho Deliberativo também sugeriu ideia em agosto do ano passado

Eleição do Sport ainda não tem nova data para acontecer - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Um grupo de torcedores do Sport criou um abaixo-assinado na internet para que o clube opte por realizar a eleição presidencial no formato online. Antes previsto pelo estatuto para acontecer no dia 18 de dezembro, o pleito já foi adiado em duas oportunidades em março e segue sem uma nova data, segundo a Comissão Eleitoral. O evento teve que ser atrasado por conta das medidas restritivas do Governo de Pernambuco, no intuito de evitar a disseminação da Covid-19. O torcedor do Sport pode aderir ao abaixo-assinado clicando aqui.

“As coisas não estão andando no Sport. Sabíamos que não era possível acontecer a eleição agora, no dia 18 de março, mas entendemos que existem outras formas de realizar o pleito, com a tecnologia. Temos aqui o Porto Digital e poderia ter algum rubro-negro lá para nos ajudar. Tenho certeza que não seria algo caro. O que está acontecendo agora não é legítimo. Precisamos ter eleição e, se não fizermos logo, poderemos pagar um preço lá na frente”, afirmou o empresário Fernando Macena, um dos organizadores do movimento.

Em 2020, Vasco, Bahia e Santos adotaram a medida pela primeira vez. No Sul, Inter e Grêmio utilizam a opção desde 2012 e 2014, respectivamente. Além disso, o Fluminense já confirmou que a escolha do novo chefe do Executivo, em 2022, acontecerá virtualmente.

Entenda

Ainda em dezembro, logo após o Conselho Deliberativo (CD) adiar as eleições para março deste ano, dois candidatos ao pleito, Eduardo Carvalho e Nelo Campos, buscaram a Justiça para que o evento fosse realizado na data antes prevista.

Enquanto a liminar do ex-diretor de futebol foi suspensa pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), a do advogado da chapa Uma Razão para Viver segue vigente na 12ª Vara Cível da Capital, através do juiz Dario Rodrigues Leite de Oliveira.

O documento assinado pelo magistrado no dia 07 de dezembro de 2020 ressalta que, em meio ao período de pandemia, a eleição "poderá preferencialmente ser realizada no ambiente virtual, sob ônus de incidência de multa diária que arbitro em R$ 1.000,00 (mil reais), limitada essa a R$ 100.000,00 (cem mil reais) em caso de inobservância". 

Na última quarta-feira (17), o candidato da chapa Sport na Raça protocolou um requerimento solicitando à Comissão Eleitoral a realização do pleito no âmbito virtual. Seguindo a linha do concorrente da oposição, Eduardo Carvalho afirmou que o ato político da situação para que a eleição não ocorresse se tratou de "um golpe". 

Responsável por conduzir a reunião que levou ao adiamento das eleições para este ano, o vice-presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo de Sá Leitão, detalhou que já havia solicitado ao Executivo para que o pleito aconteça de forma remota meses antes de ocorrer a mudança de data. Agora, em meio ao momento difícil, o Rubro-negro pode entrar em abril sem presidente. O dirigente diz ter manifestado o seu descontentamento com a decisão e demonstrou preocupação com o processo. 

Procurado pela reportagem para falar sobre o relato do vice-presidente do Conselho Deliberativo do clube, na última quarta-feira, o presidente em exercício do Sport, Carlos Frederico, limitou-se a falar que não tinha "nenhuma declaração a dar sobre as declarações dele (Ricardo)." 

Em 30 de novembro, no encontro realizado pelo Conselho Deliberativo, além do adiamento das eleições para março deste ano, ficou estabelecido que o presidente em exercício do clube ficará no cargo até o próximo dia 31, baseado na Lei 14.030 de 28 de julho de 2020. Porém, em tese, a atual gestão poderá seguir à frente da instituição da Praça da Bandeira até julho, uma vez que a norma possibilita a "extensão, em até 7 (sete) meses, dos prazos para realização de assembleia geral e de duração do mandato de dirigentes". Para que isso aconteça, uma nova reunião no CD do Leão teria que ser convocada em abril.