Marketing digital como aliado das empresas
Pesquisa aponta que o ano de 2020 foi de alta nas negociações pela internet, mostrando como a pandemia da Covid-19 acelerou processos digitais. Especialistas apontam boa presença no digital como forma de aumentar faturamento
Levantamento realizado pelo MoneyTimes, aponta que o ano de 2020 registrou a maior alta em negociações pela internet dos últimos 20 anos, cerca de 47% de crescimento. Ao todo, somente no primeiro semestre do ano passado foram realizados 90,8 milhões de pedidos, totalizando um aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2019. O crescimento do comércio virtual, reforça a necessidade do investimento dos empreendedores no meio digital, que foi acelerado por conta da pandemia da Covid-19, e segundo especialistas pode contribuir para aumentar o faturamento em momentos de crise.
Segundo o CEO da Agência Tero, Vitor Aguiar, o crescimento foi sucessivo à queda de contratos, fruto de uma baixa no orçamento das empresas que ainda não contavam com um digital nas estratégias. “O canal digital nada mais é que um novo canal de venda, que não é mais novo, muita gente negligenciou e usou de maneira orgânica ou lazer, somente para existir. O marketing tem inúmeros recursos que são efetivos, essa é a grande importância e diferencial. Ele torna o acesso à comunicação para qualquer porte de empresa. É possível segmentar o público e direcionar o que queremos, por exemplo. Quem se atentou e aprendeu, ganhou muito e conseguiu melhorar o marketing, colheu frutos. É buscar as estratégias que são focadas em resultado de venda”, disse Aguiar.
Vitor aponta que atualmente duas posições fundamentais nesse segmento são a de ter presença nas ferramentas do Google e uma boa atuação em redes sociais. “Dois pilares são importantes, que é existir no Google e nas redes sociais. É positivo ter um site, um bom perfil, para ter uma existência digital para explorar todos os recursos. Quando se fala em rede social pode criar conteúdo orgânico, o que influenciadores digitais fazem, entregam conteúdo para que as pessoas sigam, e a empresa pode fazer isso, tem que ter valor no conteúdo. Pode trabalhar os anúncios dentro das redes, segmenta o público, apenas para o alvo”, contou o CEO da Agência Tero.
Já na avaliação do sócio da Trend Mídia, Durval Costa Neto, o que pode auxiliar uma boa comunicação fora das redes sociais, é uma presença na comunicação digital física, onde o anúncio da marca está na rua, mas de forma digital. “A gente sabe que o marketing funciona no digital mesmo, mas é importante ter ainda a conexão do on com o off, ter essa ponte de conexão. É positivo ter essa linguagem digital na rua, porque agrega todas as vantagens que o digital traz como solução”, declarou.
Para Durval, essa presença pode passar uma credibilidade maior para o público. “A mídia exterior é uma forma de mostrar que é real, quando uma loja que só existe no virtual, ela se aproxima da cidade, que tem um pouco de físico, traz a sensação de que é real. O mais interessante é ter essa conexão, é o mais indicado para fortalecer a comunicação das marcas, bem presente no digital, mas marcando presença nas ruas, que é onde as pessoas tem atividades”, afirmou o sócio da Trend Mídia.
Uma das empresas que aproveitou os recursos do marketing digital foi a U+ Seguros. Segundo o sócio Thiago Lima, a ida para esse segmento só foi concretizada por conta da pandemia da Covid-19. “Quando a gente lançou a empresa não tinha nada voltado de verba de marketing para área digital e a pandemia nos fez mudar estratégia. A primeira questão é identificar o público alvo e tendo uma assessoria especializada, pode ajudar bastante. Antes fazíamos a divulgação de forma aleatória e não chegamos ao nosso público. O retorno vem sendo bem positivo, era uma área que dentro do nosso grupo não costumávamos fazer investimento, agora estamos revendo nossa política”, relatou.
A CiS Joias foi outra empresa que recorreu ao marketing digital para incrementar o seu faturamento, realizando ações, por exemplo, como um catálogo exclusivo para o digital, segundo designer de joias e empresária à frente da CiS Joias, Cris Lemos. “O digital vai além do e-commerce, lançamos novamente um, e ao mesmo tempo, pensamos de maneira bem ampla. Faz um tempo que já é algo presente, mesmo quando a compra não é efetivada, mas o cliente foi impactado, por ter visto em outro meio, nas redes sociais, por exemplo. Começamos a investir mais em ensaios fotográficos só para Instagram, não deixamos o físico, mas a frequência ficou maior no digital do que no físico, e com a pandemia, é algo que se tornou imprescindível para qualquer empresa, a facilidade”, contou a sócia da marca.