Leitos

Governo de Pernambuco abre 383 leitos de UTI em 20 dias

De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI

Leito de UTI em Pernambuco - Heudes Regis/SEI

O esforço para garantir atendimento médico aos doentes da Covid-19 em Pernambuco foi destaque durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste domingo (21). O Estado abriu, ao longo dos últimos 20 dias de março, 383 leitos de UTI em 14 municípios. Apesar do aumento do número de leitos, a ocupação de UTI na rede estadual de Saúde se mantém acima de 95%. 

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

A abertura de novos leitos não conseguiu afrouxar a taxa de ocupação na rede de saúde. Neste sábado (20), Pernambuco registrou 98% de ocupação em 1.387 leitos de UTI da rede pública. A rede privada do Estado conta com ocupação em 91% dos 392 leitos.  

Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou.