Jaboatão dos Guararapes tem flagrante de desrespeito a decreto da quarentena
Ambulantes vendendo todos os tipos de produtos foram encontrados no entorno do Mercado das Mangueiras
Cuecas, chips de celular, DVDs, entre vários outros produtos estavam sendo vendidos no final da manhã deste domingo (21) no entorno do Mercado das Mangueiras, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. O flagrante de desrespeito ao decreto, que estabeleceu a quarenta mais rígida em todo o Estado de Pernambuco, foi feito pela Folha de Pernambuco.
O descumprimento das normas sanitárias como o distanciamento social e uso de máscaras também podia ser visto no local. A falta de policiamento, inclusive, levou a equipe da Folha de Pernambuco a ser hostilizada pelos vendedores locais.
Nas proximidades do mercado, também foi possível encontrar outros tipos de comércio e até mesmo um bar funcionando de forma disfarçada para evitar uma ação da Polícia. Em resposta ao ocorrido, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou, por meio de nota oficial, que disponibilizou equipe para dar apoio às ações da Polícia Militar no intuito de fazer valer o decreto estadual – o que vem sendo feito pela Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Gestão Urbana, Procon e fiscais das sete Regionais. A gestão garantiu que, a partir desta segunda-feira (22), a calçada do Mercado das Mangueiras será isolada para evitar o acesso do comércio ambulante.
Já a Secretaria de Defesa Social explicou que diversas fiscalizações ao logo de todo o dia e que, neste domingo, o efetivo da PM esteve no local pela manhã e à tarde. “Esse é um trabalho constante dos agentes públicos, que contam com o apoio da população, não apenas cumprindo as determinações, mas fiscalizando e denunciando infrações. O 6º Batalhão da PM está vigilante e atuante em Jaboatão. Denúncias podem ser feitas pelo 190. Desde o início da quarentena, 178 pessoas foram conduzidas para delegacias em todo o Estado por desobediência a medidas de prevenção à transmissão da Covid-19”. A assessoria da SDS também enviou à Folha de Pernambuco, fotos que comprovam a retirada total dos ambulantes irregulares.