Recifest: homenagem a Elza Show, Sharlene Esse e Raquel Simpson a partir desta sexta (26)
Festival de cinema LGBTQI+ traz a exibição de 30 filmes curta-metragens de vários estados do país
A partir desta sexta-feira (26) até o dia 31, acontece, de forma online, o Recifest. , festival de cinema LGBTQI+. Com uma programação diversificada, o evento promove o debate em torno da diversidade sexual e de gênero, com a exibição de 30 filmes curta-metragens de vários estados do país - que estarão disponíveis para visualização e votação popular por cinco dias - um longa-metragem surpresa, duas oficinas (Drag Queen Curso e Documentando) e rodas de diálogos. Entre as homenagens está a personagem conhecido nos bares e redutos boêmios da capital pernambucana, a atriz e perfomer Elza Show, que atua desde os anos 60.
Além de Elsa, personalidades como Sharlene Esse e Raquel Simpson também serão consagradas. Uma das novidades deste ano, é que as homenageadas, que estão impossibilitadas, por conta da pandemia, de qualquer apresentação em locais públicos, receberão um pagamento pelo direito de imagem. Segundo Carla Francine, uma das produtoras do festival, junto com Rosinha Assis, a produção foi até a casa da Elza, a encontrou em uma situação mais vulnerável e resolveu se unir para criar uma campanha em prol da homenageada.
Mauro Lira, coordenador de produção do Recifest comenta que a escolha das três, para receber as homenagens da edição do evento em 2021, foi principalmente por serem nomes ícones do movimento trans no Recife. “As três estão entre as trans mais antigas do Recife. Todas sofrendo o impacto causado pela dificuldade das apresentações e instabilidade financeira", pontua.
O evento é uma realização das produtoras Olinda Produções e Casa de Cinema de Olinda, com incentivo da Lei Aldir Blanc, Fundarpe e Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco. A programação completa, para maiores de 16 anos, está no www.recifest.com e no instagram @recifestoficial.