Cabo começa a vacinar contra a Covid-19 idosos com 69 anos e abre novo centro de imunização
A expectativa do município é que o centro passe a funcionar com 30 equipes de atendimento
O Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, abre, nesta quinta-feira (25), a vacinação de pessoas com 69 anos e mais. Na mesma data, a cidade inaugura o novo Centro de Vacinação do Cabo, localizado na praça 9 de Julho, às margens da PE-60.
Segundo a secretária de Saúde do município, Ana Maria Albuquerque, o local vai funcionar diariamente, de segunda a sábado, das 8h às 13h, e vai se tornar uma referência da cidade no que se refere ao combate ao coronavírus.
"No local, o cidadão vai encontrar profissionais qualificados e a vacina. Dessa forma, as pessoas poderão se programar e adequar os horários de acordo com suas necessidades", afirmou a secretária.
A expectativa do município é que o centro passe a funcionar com 30 equipes de atendimento, compostas de enfermeiros, técnicos e digitadores, que fazem o cadastro da população.
Nesta sexta-feira (26), também acontecerá vacinação descentralizada na cidade. No dia, três escolas do município vão estar abertas, das 8h às 13h, para receber os idosos que querem se imunizar.
As escolas são as seguintes:
- Escola Manoel Davi Vieira da Costa, em Ponte dos Carvalhos
- Escola Padre Antônio Melo Costa, na Charneca
- Escola Prof. Maria Thamar Leite da Fonseca, em Enseada dos Corais
A expansão da vacinação se dá a partir do recebimento de mais 3 mil doses da CoronaVac. O Cabo tem ainda outras 1.230 doses que estavam reservadas para a segunda dose, mas serão aplicadas nesta etapa, diante do compromisso do Ministério da Saúde de repor os estoques semanalmente.
Com isso, o município terá capacidade para aplicar mais de 4 mil doses durante a semana, a partir de quinta-feira.
O Cabo de Santo Agostinho também vai inaugurar nos próximos dias o Centro de Triagem e Testagem para Covid no Centro Social Urbano (CSU) Vila Roca.
"Esperamos realizar 200 exames por dia", calcula a secretária de Saúde.
Para ter acesso aos testes, a população passa por uma triagem, que inclui entrevista médica. A partir dos dados coletados, o cidadão é classificado dentro dos critérios do protocolo e é encaminhado para fazer o teste rápido ou RT-PCR (Swab Nasal). A indicação depende dos sintomas, tempo dos sintomas e outras características de saúde que indiquem a presença da doença.