Sport

Oposição vai recorrer após pedido indeferido de intervenção no Sport

Chapa “Sport na Raça” entrou com uma ação na Justiça pedindo a nomeação de um administrador provisório no clube com a finalidade de viabilizar as eleições virtuais em 30 dias

Eleição do Sport está marcada para o dia 09 de abril - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Por meio de uma publicação em rede social, a chapa "Sport na Raça", que tem como candidato à presidência o empresário Nelo Campos, informou que teve o pedido de intervenção judicial no clube, em ação movida na segunda (22), indeferido, nesta terça (23), pelo juiz Dario Rodrigues Leite de Oliveira, da 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). A oposição pedia a nomeação de um administrador provisório no clube com a finalidade de viabilizar as eleições virtuais em 30 dias. Após a negativa, os rubro-negros declararam que irão recorrer da decisão nesta quarta-feira (24).

"Diante do indeferimento, pelo juiz de 1ª instância, da liminar, na qual pedíamos a declaração de vacância dos cargos de presidente e vice do Sport, vamos recorrer ainda hoje ao Tribunal de Justiça, para que a matéria seja apreciada por um dos desembargadores do estado. Mesmo respeitando o posicionamento do magistrado, acreditamos que a nomeação de um administrador provisório para realização das eleições virtuais é fundamental para que o processo eleitoral do clube não se estenda de forma indefinida, diante da inércia do clube em viabilizá-lo”, afirmou, em nota.

“O clube não pode continuar sendo prejudicado, inclusive no seu planejamento, pelo desinteresse da atual gestão no exercício da democracia. Continuaremos lutando para que o direito dos sócios em eleger seus representantes seja respeitado", completou. 

Em entrevista concedida à Folha de Pernambuco, Nelo afirmou que faltou planejamento por parte da atual gestão para que o pleito pudesse ser realizado ainda no ano passado. "A situação começou, na verdade, em março do ano passado, no início da pandemia. Ao contrário de alguns clubes da Série A, que fizeram eleição virtual e se prepararam, o Sport não se preparou, mas sabia que ano passado tinha eleição", falou.

Ainda segundo o ex-diretor de futebol, o evento poderia ter sido realizado no dia 05 de março. Mesmo com as restrições do Governo na época, outras áreas com grandes circulações de pessoas ainda estavam com o funcionamento liberado. 

"No final de fevereiro lançaram um edital para a eleição do dia 5, tudo cumprido. Mas, na semana da eleição, foi adiado em conjunto com o Governo. Todos os shoppings estavam abertos, escola, tudo aberto. O Sport tem um espaço para colocar cada uma das 18 urnas em um local diferente. Não foi feito porque não se planejaram. Agora, não, existe uma quarentena, um pedido para que todos fiquem em casa, uma situação mais preocupante em todo País. Aí, a diretoria marca o pleito para uma Sexta-feira Santa, depois remarcam para o dia 9, mas sabem que não vão conseguir fazer", detalhou. 

Atualmente, a eleição no Sport está marcada para o dia 9 de abril, no formato presencial, na Ilha do Retiro. Dezoito urnas estão sendo preparadas para receber, no máximo, 120 torcedores cada uma. Além disso, um sistema de drive-thru estará à disposição do rubro-negro que optar em realizar o seu voto de carro.