Recife abre 20 novos leitos para pacientes com Covid-19
São 10 leitos de UTI e 10 de enfermaria abertos no Hospital da Mulher do Recife (HMR)
A Prefeitura do Recife, visando reforçar a rede municipal de assistência à saúde, abriu 20 novos leitos para pacientes com Covid-19 no Hospital da Mulher do Recife (HMR), no bairro do Curado, nesta quarta-feira (24). Dos leitos abertos, 10 são de terapia intensiva e 10 de enfermaria. O Hospital tem previsão de receber outros 20 leitos até o final deste mês.
Com essa ampliação, a capital pernambucana passa a contar com 378 leitos para tratar pessoas com síndrome respiratória aguda grave. João Campos, prefeito da cidade, visitou a unidade de saúde nesta manhã (24), quando deu mais detalhes sobre o assunto e conversou com trabalhadores da saúde.
“Lembrando que são três frentes nesse momento, necessárias. A primeira é aumentar a velocidade dos centros de vacinação. Recife foi a primeira capital do Nordeste a começar a vacinar com 64 anos. O segundo eixo é a abertura de leitos, UTI, enfermaria e sala vermelha, com essa abertura o Recife chega a 378 leitos exclusivos para Covid. E o terceiro ponto é pedir a colaboração de cada pessoa”, explicou o gestor.
“A gente sabe que o momento é difícil, vidas perdidas, o impacto socioeconômico, mas que vocês possam fazer um último esforço de colaboração para a gente poder superar a pandemia o quanto antes: uso de máscara, distanciamento e seguir todas as medidas das autoridades sanitárias”, completou
Para receber os pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SRAG), foram contratados 225 profissionais, entre eles enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e maqueiros, apenas para o Hospital da Mulher do Recife. O HMR realizou adaptações físicas e de funcionamento, de forma que a área Covid-19 fique separada dos outros setores do hospital.
A unidade segue os protocolos de proteção e segurança tanto para os pacientes como também para os trabalhadores da unidade. “Estamos vivendo uma fase difícil da pandemia, então esse reforço é um importante passo que o município dá para cuidar da população. Mas as pessoas não podem relaxar, é necessário continuar tendo os cuidados, com o uso da máscara, do álcool e mantendo o distanciamento”, alertou a secretária de Saúde Luciana Albuquerque.
Uma das áreas que precisou mudar de lugar foi a enfermaria de gestação de alto risco e de cirurgia ginecológica, que funciona no segundo andar da unidade e foi deslocada para o térreo, em uma parte do Ambulatório. A outra parte ambulatorial permanece funcionando com o serviço reduzido, como as especialidades de Pré-Natal de Alto Risco, Planejamento Familiar, Psiquiatria, Ambulatório de Cirurgia (pré e pós operatório) e egressos. Os setores de Emergência (que atende gestantes e urgências ginecológicas), Maternidade e o Centro de Imagem também continuam funcionando normalmente.
No ano passado, o HMR também recebeu leitos exclusivos voltados a pacientes com suspeita ou diagnóstico confirmado de infecção pelo novo coronavírus. No início de julho, o hospital de campanha erguido pela Prefeitura do Recife na área externa do HMR foi desmobilizado, mas ainda havia leitos de Covid-19 funcionando na área interna, até o fim de setembro, quando todos os leitos restantes foram desativados devido à queda dos principais indicadores da pandemia na cidade.
Leitos
Atualmente, a rede de assistência da Prefeitura do Recife conta com 378 leitos, incluindo os anunciados hoje. Desse total, 212 leitos são de UTI e estão distribuídos no Hospital Provisório Recife 1 (Aurora), Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, Hospital Evangélico e Hospital da Mulher do Recife; dez de sala vermelha nas policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Arnaldo Marques e Barros Lima, e no Hospital Helena Moura; e outros 156 leitos clínicos localizados nos Hospitais Provisório, Evangélico, Mulher, Helena Moura e policlínicas municipais.