Fundaj exibirá exposições sobre a Via Sacra na Semana Santa
“Via Sacra” e “A Via Sacra e Arte Popular” exibirão obras regionais da celebração católica
Em celebração à Semana Santa, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) fará as exposições “Via Sacra” e “A Via Sacra e Arte Popular”, por meio do Museu do Homem do Nordeste e o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco De Andrade (Cehibra), no dia 2 de abril. As mostras serão feitas a partir de pecas do acervo da instituição, que têm como referência a comemoração católica na região.
Poemas, cordéis, xilogravuras e peças moldadas em barro estarão em vitrines virtuais - através de vídeos com imagens e textos. Serão inseridas obras de Antonia Leão, Zé Caboco, Severino Vieira, Manoel Antonio, Mestre Noza e José Costa Leite. As exposições terão 5 minutos em cada exibição.
A exposição “Via Sacra” tem como base o trabalho escrito e iconográfico do paraibano de Sapé José Costa Leite, o qual foi declarado Patrimônio Vivo de Pernambuco. Poemas e gravuras do cordelista farão a composição da mostra. Apesar de ser paraibano, ele escolheu Condado, na Zona da Mata Sul Pernambucana, para viver.
Já exposição “A Via Sacra e a Arte Popular” tem peças em cerâmica de Antônia Leão, Manoel Antônio, Severino Vieira e Zé Caboclo e um conjunto de xilogravuras de Mestre Noza, o qual possui um álbum que chega ao total de 14 obras.
“A escolha do tema se deve aos motivos culturais tão claros, que são dados pelo fato de ser uma semana cheia de simbolismo numa região cristã em quase sua totalidade. Simbolismo ancorado na ressurreição, que representa a vitória final da alegria sobre a dor e da vida sobre a morte, a que se pode atribuir uma ênfase especial nestes tempos de tanto sofrimento coletivo e individual, em consequência de um ano de pandemia”, disse o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Mario Helio.
Serviço
A Via Sacra e a Arte Popular
Data: 2 de abril
Horário: 17h
Transmissão no YouTube Fundaj Oficial