Futebol

Sport tem pior início de temporada dos clubes das Séries A e B

Leão tem apenas uma vitória em nove jogos disputados na época atual; jejum de triunfos chegou a marca de oito partidas

Jair Ventura, técnico do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Dos clubes da Série A  e B do Campeonato Brasileiro, o Sport tem a pior campanha na temporada 2021 - levando em consideração as equipes que fizeram mais de uma partida até o momento. Os rubro-negros tem apenas uma vitória em nove jogos, com aproveitamento de 22,2%. O único triunfo foi na estreia do Campeonato Pernambucano, por 3x1, perante o Vera Cruz. Nos oito duelos seguintes, pelo Estadual, Copa do Nordeste e Copa do Brasil, os pernambucanos perderam cinco vezes (Salgueiro, CRB, Juazeirense, Bahia e Confiança) e empataram três (Sampaio Corrêa, Santa Cruz e 4 de Julho).

O Athletico não participou da contagem por ter disputado apenas uma partida em 2021. No topo do ranking da Série A estão Atlético/MG e Atlético/GO, ambos com 100% de aproveitamento (cinco vitórias). Os mineiros ganharam todas do Estadual, enquanto o Dragão venceu no Goiano e na Copa do Brasil. 

Quanto aos demais representantes do Nordeste no Brasileirão, o Fortaleza é o melhor até o momento, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota (66,6% de aproveitamento em sete jogos), ocupando a 11ª posição da lista. Bahia é o 18º, com quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas (44,4% de aproveitamento em 12 duelos). O Ceará vem logo abaixo, na penúltima posição, acima apenas do Sport, com uma vitória, três empates e uma derrota (40% de aproveitamento em cinco partidas).

Quando o levantamento leva em consideração as Séries B e C, os números do Sport se tornam ainda mais preocupantes. O Leão tem média inferior também a todos os representantes da Segundona. Na terceira divisão, só fica à frente de Criciúma (20%) e Botafogo/SP (8,3%).