Internacional

França acusa Reino Unido de "chantagem" na entrega de vacina

5,3% da população adulta britânica e 5% da francesa receberam as duas doses

Ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian - Aris OIkonomou / AFP / POOL

O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Yves Le Drian, acusou nesta sexta-feira o Reino Unido de "chantagem" no que diz respeito à entrega da vacina AstraZeneca, por um "problema" de reservas da segunda dose para os britânicos que já receberam a primeira.
 
"Não se pode brincar com uma chantagem assim apenas porque eles se apressaram a vacinar o maior número possível de pessoas com a primeira dose e agora estão um pouco em desvantagem porque não têm a segunda", disse Jean-Yves Le Drian à rádio France Info.
 
"O Reino Unido se gabou de ter vacinado bastante com a primeira dose, mas tem um problema com a segunda. Você está vacinado quando recebe as duas doses. Hoje, há o mesmo número de pessoas vacinadas com as duas doses na França e no Reino Unido", acrescentou.


De acordo com os últimos dados disponíveis, 5,3% da população adulta britânica e 5% da francesa receberam as duas doses.
 
Le Drian defendeu uma relação de cooperação com o Reino Unido para que a AstraZeneca cumpra os acordos que assinou com a UE e que cada lado fique satisfeito.
 
"Espero que encontremos um acordo. Seria inverossímil ter uma guerra de vacinas entre Reino Unido e Europa", completou.