Cinema

Cinemateca Pernambucana promove Mostra Ciclo do Recife

São cinco filmes, quatro documentários e uma ficção sobre um dos mais importantes períodos do cinema pernambucano

Ciclo do Recife - Divulgação

Inspirado no cinema americano, o Ciclo do Recife (1923-1931), ganhará uma mostra da Cinemateca Pernambucana disponibilizada em seu portal on-line. São cinco filmes do ciclo, quatro documentários e uma ficção sobre um dos mais importantes períodos do cinema pernambucano. Os interessados podem assistir tudo gratuitamente no www.cinematecapernambucana.com.br

“A ideia dessas mostras que estamos montando a partir do nosso acervo é de levar ao público um maior conhecimento sobre a história, riqueza e diversidade do cinema produzido em Pernambuco” explica Ana Farache, Coordenadora do Cinema e da Cinemateca Pernambucana da Fundação Joaquim Nabuco.  Para ela, é gratificante poder oferecer filmes de qualidade e que contam os primórdios do cinema feito no estado, para as pessoas assistirem  na segurança de casa, durante este período duro da pandemia pela Covid-19.

A programação da mostra conta com dois clássicos completos, Aitaré da Praia (1925) e A Filha do Advogado (1926), além de Retribuição (1924), Jurando Vingar (1925) e Revezes (1927), com versões incompletas, já que não existem mais a versão original toda recuperada.

A seleção disponibiliza ainda quatro documentários com depoimentos e histórias do Ciclo, além de uma ficção poética sobre o período.


Programação completa:

Filmes do Ciclo do Recife

Retribuição
Categoria: Ficção
Direção: Gentil Roiz
Ano: 1924
Duração: 30 min
Sinopse: A história da mocinha que recebe do pai moribundo um mapa do tesouro e, auxiliada pelo galã, enfrenta os bandidos, também dispostos a colocar a mão na fortuna.
 
Jurando Vingar
Categoria: Ficção
Direção: Ary Severo
Ano: 1925
Duração: 49 min
Sinopse: O plantador de cana Júlio Serra se apaixona por Berta, uma moça que trabalha em um bar.

Aitaré da Praia
Categoria: Ficção
Direção: Gentil Roiz
Ano: 1925
Duração: 60 min
Sinopse: A história de amor, encontros e desencontros entre Aitaré, um jangadeiro, e Cora, uma moça da aldeia.

A Filha do Advogado
Categoria: Ficção
Direção: Jota Soares
Ano: 1926
Duração: 90 min
Sinopse: O advogado Dr. Paulo Aragão, antes de seguir viagem para a Europa, pede ao seu amigo Lúcio que traga para a capital Heloísa, sua filha biológica que mantinha em segredo. Após começar um discreto namoro com Lúcio, ela e sua mãe vão ter que enfrentar a ganância de Helvécio, também filho do Dr. Paulo Aragão, e Gerôncio, o empregado.

Revezes
Categoria: Ficção
Direção: Chagas Ribeiro
Ano: 1927
Duração: 48 min
Sinopse: Jacinto, dono de uma próspera fazenda, é um homem mau, soberbo e violento. Seu filho, também perverso, procura conquistar Célia, filha do vaqueiro Augusto, mas ela gosta de Carlos, filho do vaqueiro Anselmo.

Documentários sobre o Ciclo do Recife 

História de Amor em 16 Quadros por Segundo
Categoria: Documentário
Direção: Fernando Spencer e Amin Stepple
Ano: 1998
Duração: 13 min
Sinopse: Documentário sobre o Ciclo do Recife (1923/1931), com depoimentos de Ary Severo, Jota Soares, Gentil Roiz e Pedro Neves.

Almeri & Ari Ciclo do Recife e da Vida
Categoria: Documentário
Direção: Fernando Spencer
Ano: 1979
Duração: 10 min
Sinopse: Documentário sobre os pioneiros Ary Severo (diretor, argumentista, ator e roteirista) e Almery Steves, sua esposa (atriz de quatro famosos filmes do Ciclo do Recife: Retribuição, Aitaré da Praia, Destino das Rosas e Dança, Amor E Ventura).

Ciclo do Recife
Categoria: Documentário
Direção: Massangana Produções
Ano: 2002
Duração: 12 min
Sinopse: Documentário sobre o Ciclo do Recife, ocorrido nos anos 20, com imagens de filmes da época e depoimentos de Alexandre Figuerôa.

Almery, A Estrela
Categoria: Documentário
Direção: Fernando Spencer
Ano: 2007
Duração: 8 min
Sinopse: Documentário sobre a primeira atriz pernambucana Almery Steves, que atuou em quatro dos famosos filmes do Ciclo do Recife.

Ficção sobre o Ciclo do Recife 

Estrelas de Celuloide
Categoria: Ficção
Direção: Fernando Spencer
Ano: 1986
Duração: 14 min
Sinopse: Uma visão poética de um chá, reunindo cinco estrelas do Ciclo do Recife: Almery Steves, Marina Marrocos, Guiomar Teixeira, Rilda Fernandes e Mazil Jurema.