Música

Mostra Canavial de Música Instrumental traz misto de ritmos pernambucanos

Apresentações onlines de frevo, xote, maracatu, baião, cavalo marinho e forró de rabeca animam esta sexta (26) e sábado (27)

Orquestra de Frevo Zezé Corrêa é uma das atrações - Divulgação

Um dos maiores festivais de música instrumental do país, a Mostra Canavial de Música Instrumental LAB PE tem início hoje (26) e vai até este sábado (27). O evento vai reunir trilhas sonoras clássicas da cultura pernambucana, como frevo, maracatu, baião, cavalo marinho, forró de rabeca, além de várias composições de artistas locais e regionais.

O festival nasceu em 2015 e, por conta da pandemia da covid-19, este ano, será a primeira vez no formato totalmente digital.  Mesmo acontecendo em outra perspectiva, a programação mantém a essência do formato presencial, privilegiando a musicalidade de caráter popular, como espaço de celebração à sonoridade, a cultura e a produção de música instrumental da região da Zona da Mata do estado.

Músicos e instrumentistas de várias localidades de Pernambuco vão reversar-se, durante dois dias, em shows que serão transmitidos pelo canal da Mostra Canavial de Música Instrumental, no Youtube (https://abre.ai/mostracanavialdemusicainstrumentallabpe), sempre às 20h. 

Misturando estilos, entre popular, experimental e regional, o evento levará ao público shows da centenária Banda 15 de Novembro de Upatininga (Aliança) e da renomada Orquestra de Frevo Zezé Corrêa (Aliança). Também integram a grade artística, o percussionista Nino Alves (Garanhuns); o músico Alexandre Rodrigues  (São Lourenço da Mata); Pife Urbano (Recife); a violeira Laís Assis Trio (São Lourenço da Mata) e o musicista Cláudio Rabeca (Olinda). Uma das inovações desta edição é que todas apresentações vão contar com legendas, recurso de acessibilidade para atender pessoas surdas e ensurdecidas. 

Para além da sonoridade, marca principal do festival, o evento inova nas apresentações com um show cinematográfico, que tem como cenário o Engenho Primavera, uma dos belos da arquitetura secular, situado na zona rural do município de Tracunhaém. O espaço será cenário do maior encontro de música instrumental da região. 

O tema que envolve esta edição é “Direito à Cultura é um Direito Humano” uma maneira de chamar atenção do público sobre intolerâncias e diferenças sobre a atual conjuntura da política cultural que artistas e grupos vivem no país, além de dar oportunidade a todos de terem a música presente no cotidiano. 

Entre os muitos corações ansiosos por esse momento, está o da produtora cultural e coordenadora do evento, Wanessa Santos. “ Nós estamos muito animados de poder transmitir aos quatro cantos do mundo, a tradição na música instrumental. Neste momento de pandemia, a música é um alento para nossa alma. Poder compartilhar esse trabalho feito por artistas e as inúmeras filarmónicas e bandas centenárias de música, bastante populares em nossa região, com suas escolas de música e apresentações, nos dá felicidade``, conta. 

 Para Ederlan Fábio, curador musical do evento, a edição online da Mostra Canavial de Música Instrumental mantém a tradição de levar música para todos. “O festival vem se firmando como um dos mais importantes espaços para difusão da produção da música instrumental do Nordeste. E essa possibilidade de fazer pela internet gera total democracia entre o público e os grupos e bandas. Uma maneira extraordinária de interação e audição de experimentos musicais, proporcionando uma mostra do cenário da música instrumental popular brasileira ``. disse, entusiasmado.