A valorização e a força das cores
O setor de material de construção experimentou um crescimento importante em 2020, quando as pessoas decidiram cuidar melhor de suas residências, onde passaram a ficar ainda mais tempo por causa da pandemia. A Tintas Coral identificou essa tendência
O maior zelo pela residência evidenciado no ano passado, com o início da pandemia, estimulou a compra de materiais de construção, principalmente a partir do segundo semestre do ano passado. Marca do Grupo AkzoNobel, a Tintas Coral identificou esse cenário e obteve crescimento de vendas comparado ao período pré-pandemia. O mercado de material de construção estava com crescimento acompanhando o Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos, mas, em 2020, esse mercado cresceu muito acima do PIB, que foi negativo em 4,1%. A Coral não foi diferente e cresceu por volta de dois dígitos.
“Houve uma demanda maior por produtos para casa e as tintas foram um deles. Acreditamos que as pessoas estão investindo mais em suas residências, pois estão passando mais tempo dentro delas e as valorizando mais, em detrimento de outros consumos que estão com maiores restrições”, registrou o gerente divisional da Coral, Jose Roberto.
Segundo a empresa, muitas vezes as pessoas adiavam as obras nas suas casas por falta de tempo e planejamento ou pelo fato de gerar desconfortos. Por isso, outros hábitos de consumos momentâneos, como a compra de um celular, uma televisão, ou a ida a um restaurante, acabavam sendo escolhidos. No entanto, esse processo se modificou com a pandemia, como explica Jose Roberto.
“Com o auxílio emergencial, taxas de juros baixas e as pessoas dentro de casa, esse tempo que o consumidor precisava para parar e fazer a obra, acabou acontecendo. E as pessoas viram o tanto que o lar é importante e que o lugar onde passamos a maior parte das nossas vidas às vezes é negligenciado. E para mudar um lar, às vezes não precisa de grandes reformas, basta pintar uma parede, mudar a cor, isso já faz uma grande diferença e a energia da casa vai mudar”, disse o gerente divisional da Coral, ao complementar que a tendência do ‘Faça você mesmo’ cresceu muito, o que ajuda a aumentar a demanda porque o processo de obra estaciona em 20% das vezes devido à dificuldade de encontrar um profissional confiável para entrar na casa.
Tecnologias
De acordo com a Coral, o e-commerce no setor ainda está em evolução. Isso porque os produtos de material de construção ainda geram muitas dúvidas e o consumidor prefere a participação de um consultor para a compra. “Mesmo no resto do mundo, as vendas de material de construção pela internet não são tão representativas, porém, isso mostrou um passo importante no ciclo de compra do consumidor. O WhatsApp, esse sim, vem ganhando cada vez mais vendas, pois o consumidor pesquisa tudo na internet, depois entra em contato via WhatsApp com a loja e fecha o processo de compra junto com o vendedor, que tira todas as dúvidas e negocia a melhor proposta”, explicou Jose Roberto.
A Coral tem um sistema completo para pintura como esmaltes, vernizes, complementos, tintas, texturas, efeitos especiais, entre outros produtos. O foco está na linha Premium, na qual a empresa acredita que traz mais valor para o consumidor, pois a tinta representa muito pouco no projeto em relação à mão de obra.