O futuro chega à construção
As tecnologias saltaram dos filmes para o mundo real e levaram para dentro de casa inovações que facilitam a vida das pessoas, que hoje já podem usar comandos automatizados para, por exemplo, reduzir ou aumentar a potência das lâmpadas
A concepção de um projeto imobiliário envolve diversas tecnologias que servem para acelerar a construção, gerar economia, praticidade, segurança, e trazer para dentro de casa o que parecia ser cena de filme de ficção científica. Essas novidades estão presentes na hora de ‘levantar’ um imóvel, na concepção da arquitetura, em todas as frentes. E as empresas do setor estão investindo na inovação de forma robusta para os clientes se sentirem mais confortáveis na compra do empreendimento.
“A evolução tecnológica é uma realidade do dia a dia e está cada vez mais presente nos empreendimentos, tanto no sentido da segurança, eficiência construtiva, quanto no conforto e comodidade de quem vai trabalhar ou morar. Nesse sentido, o setor tem buscado aprimorar-se cada vez mais”, ressaltou o presidente do Sindicato da Habitação de Pernambuco (Secovi-PE), Márcio Gomes.
Na construção dos imóveis, o avanço da tecnologia tem facilitado a forma de deixar os edifícios prontos mais rapidamente. “As linhas de montagem usam tecnologia para reduzir o custo e ter um produto mais acessível, com rapidez na construção. Hoje, os sistemas para a construção já vêm todos prontos para a montagem. Para se ter uma ideia, atualmente, da licença para a construção do imóvel até o final da construção o tempo é de um ano. Antigamente, em um ano a construtora só conseguia ter a licença, fora o tempo para a obra ficar pronta”, explicou o presidente da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (Ademi-PE), Avelar Loureiro.
Na hora de projetar o edifício, as construtoras têm pensado nas facilidades que os moradores podem ter na experiência da moradia. De forma moderna e tecnológica, os empreendimentos estão construindo novos espaços nas áreas comuns do edifício, como locais com tomada para carregamento de carro elétrico, além de espaços mais definidos para o lazer. “Coworking agregado ao empreendimento, academias externas e internas, piscina melhor estruturada e tomadas para carros elétricos são alguns exemplos. É algo que já vinha se estruturando e agora as pessoas dão mais valor. É uma tendência que vai permanecer”, pontuou José Antônio Simón, 2º vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) e ex-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Pernambuco (Sinduscon-PE).
Na entrada dos apartamentos, a automação também é uma realidade. A utilização da fechadura eletrônica na porta dos imóveis está presente em vários empreendimentos. A Pernambuco Construtora foi pioneira nessa implantação, quando introduziu esse serviço em todas as unidades do edifício Boa Viagem Prince, entregue em 2016.
Os moradores também estão inserindo a automação dentro dos apartamentos e casas. “Hoje há comandos para facilitar na praticidade e no tempo. Têm controles para aumentar ou reduzir a potência da lâmpada no ambiente, escolher uma música para tocar, baixar a cortina dos locais em determinado horário, além de programar o horário para irrigar as plantas em jardins verticais dos apartamentos. Isso ajuda muito em uma rotina prática, pois esse tempo que você levaria para preparar determinados momentos podem ser usados para fazer uma atividade física, um curso”, disse a arquiteta Tâmara Maysa.