Operação Crepitus

Suspeitos de tentativa de assalto a carro-forte em supermercado no Recife são presos

Ação criminosa ocorreu em novembro de 2020 e desencadeou operação que resultou nas prisões

Operação Crepitus, da Polícia Civil - Divulgação/Polícia Civil de Pernambuco

Suspeitos de integrar a quadrilha envolvida na tentativa de assalto a um carro-forte em um supermercado localizado no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, foram presos em operação da Polícia Civil de Pernambuco desencadeada nesta segunda-feira (29). 

A ação criminosa ocorreu no início da noite de 5 de novembro de 2020. Na ocasião, houve troca de tiros e um carro pegou fogo no estacionamento do Atacadão, localizado às margens da BR-101. Dois vigilantes foram feridos, mas socorridos. 

A Operação Crepitus cumpriu ao todo quatro mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão domiciliar - as ordens judiciais foram expedidas pela 5ª Vara Criminal da Comarca do Recife.

As investigações da operação, à frente o titular da Delegacia de Polícia de Roubos e Furtos (DPRF), o delegado Luiz Alberto, tiveram início após a tentativa de assalto na Iputinga. Ao todo, 11 policiais civis participam da ação.

"Conseguimos monitorar esse pessoal que atua em todo o Estado mediante roubos de carro-forte, com explosivos. Eram seguidos diariamente pelas equipes da Roubos e Furtos e conseguimos mapear os locais, veículos utilizado e no dia 16 conseguimos abordá-los", disse o delegado.

O grupo era altamente violento e a operação desta segunda ainda apreendeu veículos usados nas investidas criminosas, como roupas, o que, acrescenta o delegado, evidenciam a prática dos roubos.

A polícia informou que um assalto a carro-forte em Bezerrros, no Agreste de Pernambuco, foi evitado durante as investigações, assim como foram recuperados o valor roubado de um comerciante no Ceasa, no Recife, em 16 de março e dois carros com queixa de roubo.

O material apreendido foi levado para a sede da DPRF, no bairro de Afogados, Zona Sul do Recife.