Vacinas

Alemanha restringe vacina da AstraZeneca para menores de 60 anos

Em comunicado, os ministérios da Saúde regional e federal do país informou que os menores de 60 anos poderão tomar a vacina, se quiserem, mas só depois de uma consulta médica

Frasco com a vacina AstraZeneca - Marco Bertorello / AFP

A Alemanha vai reservar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 às pessoas maiores de 60 anos depois de vários casos de formação de coágulos sanguíneos, anunciaram nesta terça-feira (30) os Ministérios da Saúde regionais e federal.

No entanto, os menores de 60 anos que quiserem poderão decidir tomar a vacina, mas só depois de "consultar um médico que pratique a vacinação (...) e uma análise personalizada dos riscos", destacaram os ministros das 16 regiões alemãs e o ministro federal, em um comunicado ao fim da reunião.

Os menores de 60 anos que já receberam a primeira dose dessa vacina poderão decidir: se vacinar com a segunda dose ou aguardar a recomendação da comissão de vacinação (STIKO) sobre o assunto, que em princípio chegará no final de abril. 

A chanceler Angela Merkel e o ministro da Saúde, Jens Spahn, devem dar uma entrevista coletiva mais tarde sobre o assunto. 

A STIKO havia anunciado anteriormente sua decisão de "recomendar a vacina AstraZeneca apenas para pessoas com mais de 60 anos de idade". 

A decisão se baseia "nos dados disponíveis que mostram o aparecimento incomum, mas muito grave, de trombos como efeito colateral", que afetam "principalmente pessoas com menos de 60 anos entre 4 e 16 dias após a vacinação", disse ele. 

No início desta terça-feira, as cidades alemãs de Berlim e Munique anunciaram a suspensão da inoculação da vacina AstraZeneca para menores de 60 anos, "por precaução", enquanto se aguarda as recomendações do governo. 

Vários países suspenderam o uso, total ou parcial, dessa vacina após a detecção de casos graves de coágulos sanguíneos. 

O Instituto Médico Paul-Ehrlich, que assessora o governo sobre vacinas, está examinando 31 casos de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas com o imunizante AstraZeneca na Alemanha, informou a revista Spiegel nesta terça-feira. 

Quase todos os casos envolvem mulheres jovens ou de meia-idade. 

Seguindo as recomendações da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), a Alemanha retomou o uso da vacina em todas as faixas etárias em meados de março.