Santa e Sport fazem clássico de olho em sobrevivência no Nordestão
Lanternas de seus grupos, rivais precisam do resultado positivo para continuar sonhando com classificação na competição
Pouco mais de quinze dias após o empate no primeiro clássico das multidões do ano, Santa Cruz e Sport voltam a se enfrentar no Arruda nesta quarta-feira (31), às 21h30. Desta, vez o duelo entre tricolores e rubro-negros é válido pela sexta rodada da Copa do Nordeste. No torneio regional, os dois rivais ocupam, no momento, as últimas colocações em seus respectivos grupos. Enquanto o Leão - com apenas dois pontos conquistados em cinco partidas - possui chances ínfimas de classificação, a Cobra Coral ainda pode almejar uma vaga na próxima fase caso engate uma sequência positiva nas últimas três rodadas.
Para o Santa Cruz, um resultado positivo é fundamental para a sobrevivência na Copa do Nordeste. Depois de ter conquistado uma sequência de duas vitórias consecutivas pela primeira vez na temporada, a equipe comandada por João Brigatti deve ter mudanças táticas em relação à última vez em que os dois times se enfrentaram pelo Campeonato Pernambucano, no dia 14 de março.
Desde então, Brigatti promoveu diversas alterações na equipe titular. Naquela ocasião, o goleiro Martín Rodríguez assumiu a titularidade, mas o diagnóstico positivo para a Covid-19 o afastou das atividades do clube por dez dias. Nesse período, Jordan ganhou espaço e foi destaque na vitória sobre o Fortaleza, na quinta rodada do torneio regional. Para a partida desta quarta, Jordan - com mais ritmo de jogo e vindo de boas atuações - deve ser o goleiro titular.
O setor defensivo ainda contou com as entradas de Ítalo Melo, que assumiu a vaga de Augusto Potiguar na lateral-direita e de Júnior Sergipano, que formou a dupla de zaga com William Alves nas duas últimas partidas. No meio-campo, o Santa passou a contar com o volante Karl, que, escalado como titular, deu consistência ao setor.
No ataque, Brigatti - que colocou Pipico no banco e optou por uma dupla de ataque formada por Felipe Almeida e Léo Gaúcho - ganhou novas opções e deve utilizá-las no clássico. Madson e Maxwell, acionado apenas no segundo tempo do jogo contra o Ypiranga/AP pela Copa do Brasil, podem compor um trio de ataque. Em outro cenário, Madson e Pipico podem atuar com mais um meio-campista, como aconteceu na goleada sobre o time amapaense; naquela partida, João Cardoso e Chiquinho dividiram o setor de criação. Outra opção é o jovem Marcel, que pode dar mobilidade e velocidade à equipe em situações de contra-ataque.
Pelo lado do Sport, o técnico Jair Ventura deverá ter um time totalmente diferente daquele que ficou na igualdade pelo Estadual. À época, o Leão estava impedido de registrar as renovações contratuais de atletas do elenco, e também proibido de inscrever novos jogadores no BID da CBF. Agora, a tendência é que o treinador rubro-negro mande a campo o que tem de melhor para tentar vencer o rival fora de casa. Os desfalques ficam por conta de Carlos Eduardo e Ronaldo. Enquanto o goleiro sofreu concussão e fratura em osso da face, contra o Central, o volante foi expulso diante do Confiança e deve ser substituído por Marcão na cabeça de área.
Precisando dos três pontos para seguir com um fio de esperança pela classificação, o Sport irá se impor dentro do Arruda. Pelo menos, este é o discurso do elenco. Em entrevista no início da semana, o meia Thiago Neves mostrou respeito ao Santa, mas deixou claro que o Leão tem que ser ofensivo sempre, independente do lugar. Ainda aprimorando o condicionamento físico, o meia é figurinha garantida entre os titulares e pode ter, mais uma vez, Neílton, Maxwell e Mikael como companheiros no setor ofensivo.
Ficha técnica
Santa Cruz: Jordan; Ítalo Melo, William Alves, Júnior Sergipano e Alan Cardoso; Caetano, Karl, Chiquinho e João Cardoso (Maxwell); Madson e Pipico. Técnico: João Brigatti.
Sport: Luan Polli; Patric, Maidana, Adryelson e Sander; Marcão, Betinho e Thiago Neves; Neílton, Maxwell (Dalberto) e Mikael (Tréllez). Técnico: Jair Ventura.
Local: Estádio do Arruda (Recife/PE);
Horário: 21h30 (Horário de Brasília);
Árbitro: Wagner Reway (PB);
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa (PB) e Schumacher Marques (PB);
Transmissão: Fox Sports, Nordeste FC e TV Jornal.