Crédito

Pré-cadastro no Programa de Crédito Popular do Recife é suspenso

Inscrições no Programa Cred Pop devem voltar no próximo dia 12 de abril para mil interessados

Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, Rafael Dubeux, explicou a suspensão do cadastro no Cred Pop - Arthur Mota/ Folha de Pernambuco

O pré-cadastro para o Programa Municipal de Crédito Popular (Cred Pop) foi suspenso pela Prefeitura do Recife devido à limitação no número de agentes de crédito responsáveis por fazer a análise da viabilidade dos empreendimentos interessados. A suspensão aconteceu depois de o município receber 1.080 solicitações em menos de quatro horas após o início dos cadastros, na última terça-feira (30). De acordo com a PCR, a reabertura das inscrições será no próximo dia 12 de abril, para cerca de mil pessoas, e depois acontecerá sempre no primeiro dia de cada mês, com uma maior quantidade de inscritos.

A decisão de suspender os cadastros foi tomada para que não haja demora no atendimento dos interessados, visto que os agentes precisam visitar os microempreendedores após o pré-cadastro. “Estamos fazendo um esforço adicional para acelerar a abertura de novas vagas o quanto antes. Já definimos que no dia 12 de abril deve abrir mais mil inscrições, pelo menos. E na sequência, no dia primeiro de maio, já vai ter um terceiro lote com um número ainda maior. Ainda estamos vendo qual vai ser o número que a gente vai ter condição de estruturar porque é o tempo de recrutarmos os agentes de crédito e treinar o pessoal”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Recife, Rafael Dubeux.

Após a aprovação do programa na Câmara, João Campos disse que haveria entre quatro a seis agentes de crédito no primeiro momento, com o número podendo chegar a 20 posteriormente. De acordo com Rafael Dubeux, o processo de contratação desses profissionais já está sendo feito. “Por ser um processo do poder público, a contratação dos agentes demora um pouco mais. Então leva um tempo para a gente ter o número de agentes para o programa rodar a todo vapor. Acreditamos que em mais um ou dois meses vamos ter uma capacidade maior para atender essa demanda represada da população”, disse o secretário.

O Cred Pop irá conceder empréstimos de até R$ 3 mil para os microempreendedores com carência de até quatro meses e parcelamento em até 12 vezes. A taxa de juros é de 0,99% ao mês e eles podem ser zerados, visto que a última parcela do financiamento será bancada pela Prefeitura, caso o tomador pague em dia. A expectativa é oferecer o crédito à 10 mil pessoas por ano.