Copa do Nordeste deverá ter VAR a partir das quartas
Liga do Nordeste admite intenção de aplicar a arbitragem de vídeo na próxima fase, mas ainda deverá discutir valores e detalhes com os clubes
A primeira fase da edição 2021 da Copa do Nordeste ficou marcada pelos problemas da arbitragem, com pelo menos um caso por rodada e várias reclamações de clubes e torcedores. No entanto, uma solução parece estar próxima, com a Liga do Nordeste disposta a aplicar o sistema de arbitragem de vídeo (VAR), já nas quartas de final.
Em entrevista à Folha de Pernambuco, o vice-presidente da Liga do Nordeste, Constantino Júnior, detalhou a intenção de aplicar o VAR já na próxima fase e contou que já houve reunião com a CBF para tratar do uso do sistema, mas ressaltou a importância da participação dos clubes na discussão da implantação ou não do sistema.
"Nós tivemos uma reunião com Leonardo Gaciba, da comissão nacional de arbitragem. A gente tem a ideia de colocar o VAR nas quartas de final, mas é uma questão que também tem que compartilhar com os clubes, porque eles vão ter que ajudar a pagar essa conta. Vamos discutir com os clubes, levar a proposta até eles, aguardar essa discussão com os clubes e a CBF e ver se conseguimos implementar a partir das quartas", afirmou.
O VAR foi utilizado na edição de 2020, mas apenas os dois jogos da final entre Bahia e Ceará contaram com o sistema. O vice-presidente da Liga lembrou da utilização em 2020 e disse que a intenção era implantar nas quartas daquela edição, mas a pandemia obrigou a mudança de planos.
"A ideia era já fazer no ano passado, mas por conta da pandemia e as dificuldades, tudo em um único estado (fase final foi disputada na Bahia), preocupados apenas em diminuir a aglomeração, consequentemente, o VAR não prosperou", concluiu Constantino.