Olimpíadas

Medalhista olímpico é considerado culpado por tráfico na Austrália

O medalhista de prata nos Jogos de Atenas em 2004 foi preso em flagrante tentando contrabandear 650 quilos de cocaína

O australiano Nathan Baggaley, medalhista de prata em duas categorias na canoagem, nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 - Mladen Antonov/AFP

O ex-canoísta Nathan Baggaley, tricampeão mundial da modalidade e vencedor de duas medalhas nas provas K-1 500m e K-2 500m nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, foi considerado culpado em uma investigação de tráfico de drogas pela Suprema Corte de Brisbane, na Austrália.

Segundo a justiça australiana, Nathan e o irmão, Dru, tentaram contrabandear 650 quilos de cocaína para uma ilha em 2018. A carga valia cerca 130 milhões de euros (R$ 876 milhões), segundo informações do Marca. A sentença será divulgada no fim do mês de abril.

Nathan, Dru e um ajudante foram flagrados em alto mar pela Marinha Real Australiana tentando transferir as drogas de uma embarcação para um navio estrangeiro. Nas imagens aéreas capturadas pelos guardas, era possível ver o atleta jogando os pacotes de cocaína no mar, enquanto um dos homens tentava fugir.

Não é a primeira vez que os irmãos se envolvem com drogas. Eles já haviam sido condenados em 2015 por envolvimento na fabricação de drogas sintéticas, e em 2005 Nathan foi pego no exame antidoping por uso de esteróides e anabolizantes. Ele foi suspenso pela Federação de Canoagem e só pode voltar a competir depois de 15 meses.