PepsiCo impulsiona agricultura e economia com produção de água de coco
Empresa, que está entre as principais do agronegócio do Brasil, impulsiona o cultivo de coco verde anão em Petrolina, 300 empregos diretos são gerados
A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e uma das principais companhias que movem o agronegócio no Brasil, gerou mais de 300 empregos diretos e cerca de 4 mil indiretos em Petrolina, sertão pernambucano. As oportunidades surgiram por meio de 80 produtores parceiros para a comercialização e plantação do coco verde anão. Em Petrolina, a empresa instalou a fábrica da Kero Coco, além de uma fazenda própria, considerada modelo pelas suas boas práticas agrícolas, com 470 hectares para a produção sustentável de matéria-prima.
Segundo o diretor de Agronegócio da PepsiCo Brasil, Ricardo Galvão, a escolha por Pernambuco se deu pelo bom desempenho do Estado no plantio do coco verde anão. “Pernambuco é um estado muito propício ao cultivo do coco e a PepsiCo tem muito orgulho em utilizar matéria-prima totalmente nordestina e mão de obra local. É uma água de coco do Nordeste, e que colabora para o crescimento econômico da região. Como parte de nosso compromisso de Vencer com Propósito, temos atuado lado a lado com os nossos 80 produtores parceiros e, assim, contribuído para o desenvolvimento dessa cultura localmente, impactando cerca de 4 mil famílias, direta e indiretamente”, disse.
Atualmente, 78% do coco utilizado pela PepsiCo na produção de água de coco Kero Coco no Brasil é certificado como de origem sustentável, por meio da adesão de seus produtores ao Programa de Agricultura Sustentável da companhia (Sustainable Farming Program, ou SFP, em inglês), com o cumprimento de uma série de critérios sociais, ambientais e econômicos necessários para obter a certificação.
A presença da empresa no Nordeste faz parte do Programa Agro Coco, que é uma iniciativa que visa promover a agricultura local, proporcionando resultados sociais, ambientais e econômicos em sustentabilidade. A PepsiCo é uma das principais compradoras de coco da região, e garante a compra da fruta durante todo o ano, mesmo no inverno, fortalecendo a parceria com os produtores locais. Hoje, a companhia adquire cerca 91 milhões de unidades do fruto, o que representa 32 milhões de litros de água de coco ao ano.