Futebol Internacional

PSG perde para o líder Lille no campeonato francês; Neymar é expulso

O PSG agora tem apenas um ponto de vantagem sobre o Monaco, que venceu o Metz também neste sábado

FRANCK FIFE / AFP

O Lille assumiu a liderança isolada do campeonato francês com três pontos à frente do Paris Saint-Germain (2º), a quem venceu neste sábado por 1 a 0 no Parque dos Príncipes, em partida em que Neymar, que jogou desde o início, foi expulso na reta final. 

O Lille venceu graças a um gol de Jonathan David aos 20 minutos. O PSG agora tem apenas um ponto de vantagem sobre o Monaco (3º), que venceu o Metz (4-0) também neste sábado. 

O Lyon, que tinha a oportunidade de igualar o PSG em pontos, empatou em 1 a 1 em sua visita ao Lens (5º), com um gol do brasileiro Lucas Paquetá (81) e com isso ficou em quarto e saiu do pódio. 

Mas os lioneses estão a 5 pontos da liderança faltando 7 rodadas (21 pontos em jogo) para o fim do campeonato.

Decepção e Neymar expulso

"Estou decepcionado com o resultado e por ter perdido três pontos importantes, mas não estou preocupado", disse o técnico do PSG, Mauricio Pochettino, após o jogo. 

"Por muitos motivos somos uma equipe irregular, mas estamos trabalhando nisso", acrescentou o treinador argentino, especificando que o fruto desse trabalho "será visto no longo prazo".

Neymar, que foi titular pela primeira vez desde 19 de fevereiro e se recuperou da lesão na coxa, foi expulso em um jogo em que o brasileiro esteve aquém do seu nível habitual.

O craque reagiu com gestos em que mostrou sua frustração, como quando colocou a mão no rosto de Benjamin André, o que lhe custou o cartão amarelo (48). No final do jogo o atacante empurrou Tiago Djalo, e acabou sendo expulso (90).

Neymar vai perder várias partidas da reta final, um duro golpe para o PSG que defende o título da Ligue 1 em uma das temporadas mais emocionantes dos últimos anos. 

A vontade, a disciplina coletiva e a ambição diante de um PSG apático, talvez pensando mais no jogo de ida da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, na quarta-feira, foram as chaves para o triunfo do Lille. 

O PSG perdeu os três jogos no Parque dos Príncipes para os outros candidatos ao título.

Monaco em grande fase

Na primeira partida do dia, o Monaco teve que esperar o segundo tempo para vencer o jogo, mas garantiu a vitória em dois minutos, graças aos gols do espanhol Cesc Fabregas (49 de pênalti) e do alemão Kevin Volland (51). 

Depois, Wissam Ben Yedder, fechou a conta com seus primeiros gols em um mês e meio (76 e 89 de pênalti). 

O jogador nascido na Tunísia, que entrou no segundo tempo, marcou seu oitavo pênalti e seu 15º gol da temporada na Ligue 1.

Depois de uma fase difícil, tendo perdido fora de casa para o Strasbourg (1-0) e empatado com o Lille (0-0), o Monaco confirma o bom momento que começou antes da pausa para os jogos das seleções, quando derrotou o Saint-Étienne por 4 a 0. 

A fase do clube do Principado é excepcional: 11 vitórias, 2 empates e 1 derrota. 

Já o Metz, que conquistou apenas um ponto dos últimos doze, está na nona colocação.