Sport

Jair Ventura se despede do Sport, cita dificuldades e fala em ‘missão cumprida’

Com texto publicado no Instagram, técnico agradeceu à torcida rubro-negra e se despediu do clube

Jair Ventura, técnico do Sport - Anderson Stevens/Sport Club do Recife

Por meio das redes sociais, o técnico Jair Ventura se despediu do Sport com um texto em tom de despedida. A publicação foi feita horas depois da oficialização da mudança no comando do leão. No texto, Ventura cita alguns dos percalços enfrentados ao longo da passagem pelo clube, como a pandemia e a consequente ausência de torcedores no estádio.

Em agosto de 2020, Jair Ventura assumiu o comando do Sport. Contratado para livrar o clube do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro, o treinador adotou um sistema de jogo reativo que fez com que o rubro-negro acabasse o campeonato nacional na 15ª colocação, fora da zona de rebaixamento. Sobre o desfecho da temporada anterior, Ventura afirmou que “permanecer na primeira divisão do Campeonato Brasileiro era muito importante para as pretensões do Sport e a missão foi cumprida”.

O técnico também se referiu à passagem pelo clube como “muito legal e muito saudável”, mas destacou a “situação delicada” vivida pelo leão. “Quando fui convidado para dirigir o Sport, algumas pessoas me falaram que era um desafio muito difícil, a situação era delicada e eu só posso dizer que esse foi um grande período em Recife”, afirmou Jair Ventura.

 

“A situação da pandemia era sim muito complicada, a falta do torcedor na Ilha com certeza foi bem sentida, mas o torcedor do Sport se fez presente de outras formas, deu seu apoio com criatividade e paixão”. completou.

Ventura também agradeceu à torcida do Sport e se referiu a “momentos de extremo carinho” vividos no clube, citando o caso do torcedor que fez uma tatuagem com o rosto do treinador após o fim do Campeonato Brasileiro. Jair Ventura comandou a equipe em 40 oportunidades e conseguiu um aproveitamento de 39%. Foram 13 resultados positivos, oito empates e 19 derrotas.  

Na temporada 2021, foram nove jogos disputados (2V, 3E, 4D). Sob o comando de Ventura, o Sport foi eliminado precocemente na competição nacional, ao ser derrotado pela Juazeirense ainda na primeira fase. Na Copa do Nordeste, com apenas cinco pontos somados de 18 disputados, o rubro-negro não tem mais chances de classificação à segunda fase.