Em seu primeiro disco, Afroito reverencia o coco e a ancestralidade na música
O cantor olindense Afroito pede passagem e as bênçãos dos mais velhos com o seu disco de estreia, “Menga”, tendo o coco como o ritmo que guia as 11 canções
Resgatar e respeitar a ancestralidade têm sido uma das formas de manter a arte negra viva. É nesse processo que o cantor olindense Afroito pede passagem e as bênçãos dos mais velhos com o seu disco de estreia, “Menga”, tendo o coco como o ritmo que guia as 11 canções. Financiado pela Lei Aldir Blanc, o álbum é acompanhado de um curta-metragem, também disponível nas plataformas digitais, como um complemento à narrativa e estética musical do trabalho.
Morador da periferia de Olinda e adepto do culto aos orixás, Afroito traz em suas canções a apreciação de mestres do gênero, como Selma do Coco, Mestre Ana Lúcia, Aurinha do Coco e Mestre Galo Preto. Essas referências foram essenciais para que ele trouxesse no álbum as músicas “Tomara”, “Diga”, “Lamento”, “Fobia de Gente”, “Amaci”, “Reza Juremeira”, “Orikí dos Rios”, “Madrugada”, “Perco Tudo”, “Liamba” e “Mirueira”.
“Espero que essa nova etapa de trabalho musical proporcione ao ouvinte uma projeção de futuro, que todo mundo que escutar ou ver esse álbum sinta-se automaticamente junto de quem gosta, especificamente em uma roda de coco, seja vendo, batendo palma ou se jogando no pé de dança. E, se o corpo precisa refletir a dor, reflita. Se precisar refletir sobre a cura, reflita também. Se o corpo precisar de festa, se projete para essa energia, para esse lugar sugerido, para um momento de felicidade”, explica o artista.
Como um fio condutor da história, ele traz a parte audiovisual através do curta-metragem homônimo ao disco. São imagens que se conectam diretamente com as canções, em formas de clipes simples, mas com uma beleza estética que faz o ouvinte/espectador embarcar no universo do cantor, em constante busca de sabedoria pela ancestralidade. Tanto o vídeo quanto o material musical estão disponíveis nas plataformas de streaming de Afroito.